Brasília 60 anos: personalidades da cena LGBT lembram momentos

Convidamos pessoas do governo, política e entretenimento para celebrar a data

Publicado em 21/04/2020

Eis que ela tornou-se sexagenária! Neste 21 de abril, Brasília celebra seis decênios do sonho de um Brasil moderno e mais humano. 

Nesse tempo, a capital do Brasil foi lugar de grandes memórias para personalidades da cena LGBT.

Nascidos na cidade, migrantes, amores, orgulho de ser quem se é, trabalho, conquistas profissionais... Veja as respostas dadas quando perguntamos que momento foi o mais marcante vivido em Brasília por sete pessoas de relevo na cena arco-íris da capital! 

Fábio Felix - deputado distrital

fabio felix deputado distrital gay

Eu lembro muitos momentos bons que passei nessa cidade. Um dos mais lindos e impactantes da minha vida foi a primeira vez que fui a uma parada LGBT, a de 2003, no Eixão Sul. Foi um contato muito especial que tive com o tamanho da nossa diversidade.

Não esqueço também as conversas intermináveis nas pracinhas do Guará, e dos momentos incríveis que vivi na Universidade de Brasília, lugar fundamental pra minha formação política e militante.

Rodrigo Antonello - produtor do selo Brave

rodrigo antonello brave brasília

Tenho vários momentos felizes em Brasília. Mas dentre os tantos momentos, me lembro de uma parada do orgulho, em que fui convidado para participar do trio principal. Quando chegamos na rodoviária, o locutor animou um beijaço.

Ali, o som dos trios era perfeito. Muito alto e muita gente junta se divertindo. É óbvio que quando chamaram o beijaço, olhei pro boy do lado e dei aquele beijo. Foi um sentimento de liberdade e felicidade inesquecíveis, ainda mais no meio de Brasília.

Sérgio Nascimento e Evaldo Amorim - sócio-proprietário da Novo Club Soho e da festa Clube dos Cuecas

evaldo amorim sergio nascimento soho clube dos cuecas

Vários momentos e lugares muito importantes. De todos, é especial, claro, o nosso primeiro encontro no Parque da Cidade. Daí surgiu relação que completará 15 anos juntos em junho deste ano. 

Tiago Thoy - produtor da Pool do Thoy

tiago thoy

Lembro como se fosse hoje... Um carro da marca Brasília, acho que até era amarela, eu, minha mamãe, meu pai e meu maninho indo para o Pithon Farias [antigo nome do Parque da Cidade] brincar na piscina de ondas, que na época era o maior sucesso.

São boas recordações! Ao fechar os olhos, sempre me veem uns flashes de como Brasília fez parte da minha infância. O passeio na feirinha da Torre de Tv e ir no [Parque] Agua Mineral aos domingos sempre foram os meus passeios preferidos. Tempo bom que não volta mais.

Paula Bennett - coordenadora da Diversidade do GDF

paula benett governo diversidade gdf lgbt

Sou mineira e Brasília me acolheu como uma mãe. Mesmo diante de tantos obstáculos, estudei, trabalhei, conheci e lutei ao lado de ativistas de direitos humanos, conquistei espaços, recebi homenagens.

Mas o maior prêmio foi receber das pessoas um abraço em agradecimento por fazer a diferença na vida delas. Brasília despertou em mim o amor e o orgulho de ser quem sou, trans e LGBT. 

Pikineia - drag queen e cantora

pikineia drag queen brasília

Sou pernambucano, porém moro aqui em Brasília há 21 anos e foi aqui onde tive grandes oportunidades profissionais. Meu primeiro emprego foi no Conjunto Nacional como vendedor de uma loja de roupas e acessórios.

E em 15 de fevereiro de 2013 nasceu minha personagem Pikineia. Hoje tenho músicas gravadas, uma festa com mais de um ano, um app próprio. Ano passado, quando eu me apresentei na parada LGBTS de Brasília, cantando meus singles para mais de 100 mil pessoas, foi incrível. 

Thales Sabino - sócio-prorietário da Victoria Haus

thales Sabino

Vivo há quase 20 anos aqui e desde que desci do ônibus na antiga rodoferroviária vindo de Uberaba pra fazer faculdade, senti que meu lugar era o DF. Eram quase 6h da manhã, já tava amanhecendo. Lembro do céu lindo e de respirar fundo e sentir (sim!) Brasília. O ar gelado e bem seco, típico do inverno no planalto. É poético e verdade: eu senti Brasília. Estava muito empolgado pra 'começar' minha vida, ser livre sem as amarras sociais que deixei pra trás no interior de Minas. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.