Brasil ganha data ativista: 28 de fevereiro, Dia da Afirmação Gay

Criação foi anunciada por Luiz Mott e homenageia Grupo Gay da Bahia, entidade arco-íris mais antiga da América Latina

Publicado em 29/03/2021
28 de fevereiro dia nacional da afirmação gay
Foto: Depositphotos

O Brasil tem nova data ativista: 28 de fevereiro, Dia Nacional da Afirmação Gay. A criação foi anunciada no domingo 28 de março pelo antropólogo e decano do movimento LGBT Luiz Mott. 

Curta o Guia Gay no Instagram

A fala do presidente emérito do Grupo Gay da Bahia foi feita em live da Rede Gay justamente sobre vivências de homossexuais masculinos

Há duas grandes homenagens na criação. A primeira delas é rememorar a fundação do Grupo Gay da Bahia (GGB), em 28 de fevereiro de 1980. 

Mott deu várias razões para a escolha. "Trata-se da entidade gay mais antiga da América Latina e com histórico gigantesco de trabalho e vitórias, tais como despatologização da homossexualidade no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina, em 1985, e proibição de terapia de conversão de orientação sexual pelo Conselho Federal de Psicologia, em 1999."

Mais
>> Você caiu nessa fake news? 25 de março não é o Dia do Orgulho Gay

O nome traz outro resgate histórico: o primeiro grupo de cidadania arco-íris no Brasil foi o Somos - Grupo de Afirmação Homossexual, de 1978 e que teve gays como principais lideranças e articuladores. 

A proclamação da data quer dar fim às referências ao 25 de março - Dia do Orgulho Gay, lembrado em algumas redes sociais nos últimos anos, mas que não tem referência histórica e não é reconhecido pelo ativismo. 

O presidente do coletivo Rede Gay, Fabio Jesus, afirmou que será feita comunicação à mídia, corporações e governos para que essa data passe a ser completamente ignorada. 

"E vamos falar que a data que nos representa é o 28 de fevereiro." 

A data terá site específico (www.afirmacao.gay) e redes sociais, todas sob o nome afirmacaogay.

A proposta é criar conteúdo ao longo de todo ano para lembrar conquistas, momentos e gays ativistas nacionais e internacionais importantes, além de fortalecer a autoestima e consciência política do segmento. 

Tanto o estudo que levou à decisão da data e do nome quanto a administração dos canais de comunicação têm assinatura de grupo voluntário de ativistas homossexuais, que se comunicam há meses para tratar de temas relativos a homens gays. 

Com a data, agora o calendário ativista arco-íris com as principais datas fica assim:
29 de Janeiro - Dia Nacional da Visibilidade Trans;
28 de fevereiro - Dia Nacional da Afirmação Gay;
17 de maio - Dia Internacional contra Homofobia;
28 de junho - Dia Internacional do Orgulho LGBT,
29 de agosto - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica;
23 de setembro - Dia da Visibilidade Bissexual. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.