Presidente da Colômbia pede investigação sobre morte de ativista gay

Bermúdez Andrade foi primeiro no país a ter trisal reconhecido legalmente

Publicado em 22/04/2024
Gustavo Pedro: presidente da Colômbia pede investigação sobre morte de ativista gay
'A Colômbia deve ser um país de liberdade. Liberdade não é só poder comprar, mas poder viver como quiser', disse o presidente

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, solicitou que seja feita investigação exaustiva para que se tenha mais detalhes sobre a morte do ativista gay Bermúdez Andrade.

Curta o Guia Gay no Instagram

O corpo de Bermúdez foi encontrado numa zona rural de Santo Domingo, no departamento de Antióquia, entre 6 e 8 de março. Ele estava com 58 anos.

Sua identidade foi confirmada somente mais de um mês depois, no último dia 17, o que gerou, segundo a TeleSurTV, alerta dentre os defensores dos direitos humanos.

"Solicito especialmente que a Promotoria investigue o assassinato de Manuel José Bermúdez em Antioquia. A Colômbia deve ser um país de liberdade. Liberdade não é só poder comprar, mas poder viver, poder viver como quiser, como quiser, tendo o amor como lema e como bandeira”, disse o presidente.

Embora Petro afirme que a morte foi um homicídio, a polícia garante que por enquanto não há indícios de que Bermúdez tenha sido assassinado. No entanto, a Defensoria Pública emitiu um alerta prévio devido "ao cenário de risco enfrentado por pessoas que se dedicam à defesa dos direitos humanos".

Ativista gay morto Bermúdez Andrade
Manuel José Bermúdez Andrade

O comunicado também destaca que "a imposição de regras e outras formas de controle social por grupos armados significa um risco permanente de violação dos direitos da população", o que abre portas para um possível assassinato perpetrado por grupos militares que atuam na região, como a AGC e Oficina del Valle de Aburrá.

A Promotoria confirmou que o corpo de Bermúdez estava nas instalações do Instituto Médico Legal desde a primeira semana de março. No entanto, não houve relato de desaparecimento. Aparentemente, o professor de jornalismo se distanciou dos dois maridos desde janeiro deste ano, distanciando-se da companhia artística que fundou com eles.

O comunicador social pertencia a um trisal - o primeiro do país legalmente reconhecido, em 2017 - junto Alejandro Rodríguez e Victor Hugo Prada.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.