Você caiu nessa fake news? 25 de março não é Dia do Orgulho Gay

Enquanto algumas empresas e até times de futebol comemoravam data, ativistas se perguntavam sobre origem da efeméride

Publicado em 25/03/2021
25 de março dia nacional do orgulho gay
Mesmo sendo sem existência fundamentada, a data foi alvo de cooptação por outros segmentos. Foto: Depositphotos

Enquanto empresas, times de futebol, profissionais liberais e até alguns coletivos LGBT celebravam um tal de 25 de Março - Dia Nacional do Orgulho Gay, nos grupos de whatsapp e em ligações dentre grande parte de ativistas a pergunta era a mesma hoje: "De onde vem essa data? Quem criou? Qual a justificativa?". 

Curta o Guia Gay no Instagram

Nas redes sociais, mesmo sendo sem existência fundamentada, a data também foi alvo de cooptação por outros segmentos tal como ocorre a qualquer referência que trate especificamente a gays: foi considerada como de todas identidades arco-íris e transformou-se em Dia Nacional do Orgulho LGBTQIAP+, dentre outras variantes. 

Entretanto, a informação mais fundamentada é que tanto a celebração, que tem se repetido nos últimos anos, quanto a sanha de não permitir gays terem suas expressões históricas próprias ocorreram em cima de uma fake news, ou melhor, de algo como um fake holiday.

O presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis, um dos mais longevos e importantes ativistas gays do Brasil, afirmou não ter ideia do motivo para o dia da comemoração. 

Nossa reportagem falou com a agência de comunicação Revelare, responsável pelo página Datas Comemorativas, uma das quais incluem em extensa lista de efemérides a suposta celebração homossexual. 

Como justificativa para essa inclusão, foi dito que em 25 de março de 2002 foi aprovado projeto de lei que instituía o 28 de junho como Dia Nacional do Orgulho Gay e da Consciência Homossexual na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. 

Entretanto, nossa reportagem constatou com base de notícia do Poder Legislativo federal que tal fato ocorreu meses depois, em agosto.  

A pesquisa em importantes livros sobre o movimento LGBT nacional dá resultado nulo. Na internet, há apenas registro do Dia Nacional do Orgulho Gay sem nenhuma explicação ou até com desinformação, com referências, por exemplo, à Revolta de Stonewall, que ocorreu em junho de 1969 e é base para o Dia Internacional do Orgulho LGBT. 

Outra teoria veio da Rede Família Stronger, que, em post nesta quinta, defendeu a data vir do início da campanha do Grupo Gay da Bahia pela despatologização da homossexualidade junto ao Conselho Federal de Medicina. 

25 de março dia do orgulho gay
Rede Família Stronger chega a afirmar algo que não tem respaldo de nenhum livro histórico

A postagem no Instagram fala inclusive que a data teria nascido já em 25 de março de 1981, algo que contraria todos registros históricos do movimento homossexual e LGBT, que não dão conta de nenhuma efeméride específica arco-íris criada nessa época no Brasil. 

Ao ser perguntado sobre tal fato, o antrópologo Luiz Mott, presidente da entidade baiana na data, disse desconhecer existir tal dia exato no trabalho liderado por ele. 

"Eu pesquisei todos os exemplares do boletim do GGB e não encontrei a data 25 de Março de 1981 como início da campanha pela despatologização do homossexualismo. Em outubro de 1981, efetivamente, entregamos uma carta em mãos do ministro da Saúde em visita à Bahia e na qual exigimos a retirada do parágrafo 302. Seria questão de consultar quem divulgou a data exata 25 de março de 1981 como início da campanha. Que diga onde encontrou essa informação, pois eu gostaria de recuperá-la."

A retirada da homossexualidade do rol de doenças no Brasil foi obtida em 1985, cinco anos de a Organização Mundial de Saúde fazer o mesmo. Contra fake news, o remédio ainda é fonte séria! 

flamengo dia nacional do orgulho gay
Flamengo foi um dos vários times de futebol que celebraram a suposta data

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.