Milhares vão às ruas do Senegal para aumentar prisão de gays

Legislação atual já penaliza homossexuais com cinco anos de detenção

Publicado em 21/02/2022
senegal homossexualidade
Protestantes criticaram queda de lei que aumentaria penalidades a homossexuais

Milhares de senegaleses saíram às ruas para pedir endurecimento de pena aos homossexuais.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo a Rádio França Internacional, o protesto foi convocado pelo coletivo And Sam Djiko Yi (Juntos Protegemos Nossos Valores) e reuniu membros de mais de 125 associações da nação africana.

Em Dakar, capital do Senegal, manifestantes levantavam cartazes, no domingo 20, exigindo que a pena passe de cinco para dez anos e que se torne explícita a proibição da homossexualidade no país.

Esses e outros pedidos estão no texto de projeto de lei que foi derrubado pelo parlamento.

O presidente do país, Macky Sall, se defende afirmando que o Senegal já penaliza gays e lésbicas pelo artigo 319 do Código Penal que condena "atos contra a natureza e de atentado ao pudor".

Além da pena de detenção que pode chegar a cinco anos, a Constituição local determina pagamento de multa no valor de até 1.500.000 francos CFA (cerca de R$ 13 mil).

Com a mudança, pelo projeto de lei, homossexuais não só ficariam mais tempo presos. A multa subiria para 5 milhões de francos CFA (por volta de R$ 45 mil).

"Nossa proposta consiste em endurecer a pena", disse o imã Pape Birame Sarr, do coletivo organizador da passeata.

"A homossexualidade não existe em nossos valores, nem na nossa fé. A exemplo da poligamia, que é proibida em vários países, aqui proibimos a homossexualidade."

Dentre os muitos universitários presente, o estudante de Aminata Sow, fazia coro. "A homossexualidade ainda não foi completamente criminalizada aqui. Isso é um grande problema porque nossa cultura não aceita homossexuais, nem nossas religiões. A homossexualidade não pode ser tolerada no Senegal."

A maioria esmagadora do país (cerca de 96%) segue a religião muçulmana - os outros 4% da população são cristãos.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.