'Varíola de macaco': sauna gay epicentro da doença é fechada

Grande parte dos casos em Madri está ligada ao estabelecimento, o maior do gênero na cidade

Publicado em 22/05/2022
sauna paraíso mono gay Madrid
Local chamou atenção das autoridades sanitárias espanholas

Uma sauna gay foi fechada em Madri por causa de um surto de varíola dos macacos, também conhecida pelo nome em inglês, "monkeypox".

Curta o Guia Gay no Instagram

Na sexta-feira 20 foram confirmados 23 novos casos da doença na Espanha, que soma agora 30, ao todo. 

Mais
>>> ONU pede para não estereotipar varíola de macacos como doença gay

A maioria dos casos foi identificada em Madri e a sauna Paraíso está especificamente ligada a grande parte deles.

Há outros 18 casos suspeitos no país - 15 deles em Madri, dois nas Ilhas Canárias e um na Andaluzia.

Mais de 100 casos da doença foram relatados. A Inglaterra soma 20 infecções e Portugal, nove.

A doença se assemelha à varíola, erradicada em 1980 e, até então, estava restrita a casos na África Central e na África Ocidental.

Em geral, pessoas contraíam o vírus tendo contato com ratos e esquilos infectados. Na Nigéria, são 3 mil casos por ano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O nome da doença faz referência aos primatas porque foi neles que cientistas detectaram o vírus pela primeira vez, em laboratório, em 1958. Posteriormente descobriu-se os principais transmissores são os roedores.

No entanto, as contaminações na Europa têm se dado pela interação sexual e dentre homens gays e bissexuais. Não se sabe se pela própria relação sexual ou pelo contato íntimo no momento do sexo.

O vírus provoca febre, calafrios, erupções cutâneas e lesões no rosto e genitais. A recuperação se dá entre duas e quatro semanas.

Estima-se que a doença seja fatal em 10% dos casos, mas ninguém morreu até o momento. Autoridades sanitárias inglesas informam que a versão do vírus que circula na nação parece ser mais branda.

A vacina contra a varíola tem eficiência de 85% contra a "monkeypox". No entanto, uma vez que a doença foi erradicada, nas últimas décadas a maioria das pessoas não foi imunizada. A vacina é de vírus vivo - como a da febre amarela - o que pode provocar evolução da doença em pessoas com imunidade baixa.

Apesar de boa parte das novas infecções ter surgido na Europa, Canadá, Estados Unidos e Austrália também já possuem casos confirmados.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.