STF julgará nesta quinta se gays podem doar sangue

Ação tramita na Corte desde 2016 e está sob relatoria de Edson Fachin

Publicado em 15/10/2017
STF julgará se gays podem doar sangue no Brasil
Anvisa e Ministério da Saúde têm portaria e resolução que determinam proibição

No Brasil, gays e homens bissexuais só podem doar sangue se não tiverem tido relações com outros homens nos últimos 12 meses. Mas essa proibição pode cair.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Na próxima quinta-feira 19, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará ação de inconstitucionalidade (ADI) 5543 proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) que contesta essa determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. A ação tramita no STF desde junho de 2016 e está sob relatoria do ministro Edson Fachin.

A restrição é válida desde 2004 e está expressa na portaria 158/2016 do Ministério da Saúde e na Resolução 43/2014 da Anvisa. A justificativa da pasta é que a aids está concentrada em populações de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas e profissionais do sexo.

A proibição que homossexuais e bissexuais enfrentam no Brasil é a mesma de países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Holanda, Portugal e Uruguai. Já em nações como Argentina, Colômbia, Peru, Espanha e Rússia não há proibições. Por outro lado, na Alemanha, Áustria, Grécia, Turquia, China e Venezuela, por exemplo, gays são vetados de doar sangue independentemente de há quanto tempo não fazem sexo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.