Sexo foi a forma de 95% das transmissões de varíola dos macacos

Maioria dos infectados foi de homens que fazem sexo com homens

Publicado em 28/07/2022
gay varíola dos macacos
Feridas anais e orais causadas pela doença reforçam hipótese de contato via sexual

Noventa e cinco por cento dos casos de transmissão de varíola dos macacos em um grupo de 528 casos analisados ocorreram em relações sexuais. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Esse foi o número encontrado em pesquisa publicada na New England Journal of Medicine.

Mais
>>> Varíola dos macacos: lesões genitais e no ânus surpreendem médicos
>>> Brasil terá vacina contra varíola dos macacos só em 2023

Em sua maioria, os infectados eram homens que se relacionam com homens, HSH na classificação técnica, fato já alertado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A presença de feridas anais e orais é uma das evidências da pesquisa que valida a hipótese de transmissão por contato sexual, pois as lesões causadas pelo vírus não costumam acometer essas partes do corpo, exceto nesses casos.

A doença não é considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), pois mesmo quando identificado em semem ou fluido vaginal, o vírus não foi encontrado ativo.

Além disso, dados do estudo mostram que é possível contrair a varíola dos macacos e IST ao mesmo tempo. Por isso, há alerta para que os profissionais de saúde investiguem a possibilidade de infecção de varíola dos macacos se a pessoa testar positivo para sífilis ou gonorreia.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.