Pela primeira vez uma vacina tem eficácia contra gonorreia

Parte dos imunizados contra meningite B na Nova Zelândia também ficou imune à outra doença

Publicado em 11/07/2017
Vacina contra gonorreia pode estar próxima
Vacina contra meningite B deu resultados contra gonorreia

Uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns e antigas, a gonorreia até hoje não conseguiu ser erradicada. Mas algo pode mudar.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Na Nova Zelândia, uma vacinação em massa contra meningite B reduziu em 30% o risco de contrair gonorreia dentre os imunizados, aponta estudo publicado na revista Lancet, na segunda-feira 10.

O relativo sucesso do resultado inédito contra a doença pode abrir caminhos para uma vacina específica contra a gonorreia, que se mostra cada vez mais resistente a antibióticos. Há 100 anos pesquisadores tentam desenvolver uma forma de prevenção a este mal e jamais conseguiram.

Segundo a autora do estudo, Helen Petousis-Harris, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, 81% da população com menos de 20 anos do país foi imunizada contra a hepatite B entre 2004 e 2006 com MeNZB, vacina feita com vesícula da membrana externa (OMV, na sigla em inglês) contra meningite B.

Curiosamente, por mais que as duas doenças sejam muito diferentes em relação a modos de transmissão e sintomas, existe uma coincidência genética em torno de 80% a 90% entre as bactérias Neisseria gonorrhoeae e Neisseria meningitidis.

"Nossa descoberta fornece evidências experimentais e uma prova de princípio de que a vacina OMV para meningococos do grupo B pode oferecer uma proteção cruzada moderada contra a gonorreia. Essa é a primeira vez que uma vacina mostra qualquer tipo de proteção contra essa doença", diz a pesquisadora.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.