Doação de sangue de gays: vídeo mostra absurdo da proibição

Grupo Dignidade lançou campanha para sensibilizar sobre discriminação em vigor no Brasil

Publicado em 06/09/2019
Doação de sangue de gays no Brasil: vídeo sensibiliza sobre a proibição
Homem tenta doar roupas que são recusadas em vídeo da campanha

Em busca de sensibilizar pessoas sobre a política de doação de sangue de homens gays e bissexuais no País, o Grupo Dignidade realizou um vídeo original.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Nas imagens, pessoas entram em um local achando que vão doar roupas. Porém, o ator contratado não as aceita.

Ele inventa desculpas, como se as peças estivessem usadas demais, sujas ou até fora de moda.

O objetivo é contranger as pessoas para que elas sentissem o que um homossexual ou bissexual enfrente ao tentar doar sangue.

No Brasil, uma das perguntas feitas antes de se doar sangue é se o homem fez sexo com outro homem. Se a resposta for positiva e a relação tenha ocorrido nos últimos 12 meses, a doação não será realizada. Mesmo que o sexo seja com um parceiro fixo e tenha sido feito com preservativos.

A mesma política vigora em países como Estados Unidos, Reino Unido e França.

No vídeo, em certo momento, o ator avisa aos doadores que se trata da campanha Doação Rejeitada e lhes entrega um folheto.

Os participantes, então, são ouvidos para dizer como foi a experiência e o que sentiram. A eles é apresentada uma petição, caso queiram assinar, para eliminar o preconceito no momento da doação.

Segundo o Dignidade, a restrição vigente impede que cerca de 10,5 milhões de homens que se consideram gays ou bissexuais no Brasil possam doar sangue, o que significaria 18,9 milhões de litros de sangue desperdiçados por ano.

O vídeo foi feito em parceria com a agência Mirum. Assista:

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.