87% de quem tem HIV no Brasil está fazendo quarentena, diz estudo

Pesquisa foi realizada pela Unaids, braço da ONU para tratar de questões relacionadas à aids

Publicado em 07/05/2020
aids home office
Levantamento encontrou alto nível de cuidado com saúde 

A pandemia pela covid-19 é (ou deveria ser) motivo de preocupação de qualquer pessoa no mundo, mas como estão lidando com a doença os soropositivos para HIV?

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Recente pesquisa da Unaids (braço da Organização das Nações Unidas no combate ao HIV) investiga como os brasileiros portadores do vírus da aids estão enfrentando o novo coronavírus.

Mais
>>> 6 perguntas sobre HIV e novo coronavírus
>>> Mandetta retrocedeu em política contra HIV

Dos entrevistados, 87% disseram estar em casa cumprindo a quarentena e 13% responderam que não estão ficando em casa.

Tal índice é maior que todos os níveis de reclusão constatado nas unidades da Federação no Brasil na população em geral. Dificilmente há adesão de mais de 50% à quarentena. 

Dentre os que disseram que estão saindo à rua, o motivo principal (48,6%) é porque precisam trabalhar e não lhes foram dadas outras opções.

Outros 34,7% daquela parcela disseram que também estão na rua porque necessitam trabalhar e que tiveram receio de expor que são portadores do HIV em seu trabalho.

Responderam que estão na rua porque são responsáveis pelos cuidados com outra pessoa 11,4% dos entrevistados. Uma pequena parcela (2,8%) disse que o motivo é porque são profissionais de saúde e 2,6% elencaram outras razões.

Estão em tratamento com antirretrovirais? Disseram que sim 95,8% e não, 4,2%. Ao todo, 90% afirmou que conseguiu pegar sua medicação normalmente no período de quarentena, já 7% conseguiu, mas com dificuldade (por exemplo, teve de ir mais de uma vez à farmácia porque estava fechada) e outros 3% ainda não conseguiram.

Dentre as pessoas que não estão tomando medicamentos, há inúmeros relatos de quem descobriu ser portador do HIV recentemente e, por causa da pandemia, não consegue acesso a consultas com infectologistas ou exames específicos (como de contagem de CD4) para iniciar o tratamento.

"Estava para início do meu tratamento, com consulta marcada com infectologista para examinar meus exames. E a consulta simplesmente foi cancelada sem aviso prévio, isso me deixou muito triste", disse um jovem, negro, de 28 anos, de São Paulo.

"Descobri que estou com o vírus no meio da pandemia e não tem infectologistas disponíveis para me atender. Queria começar o tratamento logo", comentou um morador de Uberlândia (MG), branco, de 31 anos.

Ao todo, 66,7% disseram ter percebido alteração em seu humor ou comportamentos por causa da pandemia e 50,4% acredita que necessita de apoio psicológico para lidar com a ansiedade gerada pela covid-19.

Foram entrevistadas 2.893 pessoas, de todas as regiões brasileiras, entre 27 e 31 de março.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.