6 perguntas sobre HIV e coronavírus: informação a favor da saúde

Dentre as questões está o possível risco maior de pessoas com o vírus da aids à infecção

Publicado em 21/03/2020
coronavirus hiv
Respostas vêm da Unaids e de ONG espanhola que lida com HIV/aids

Muitas pessoas soropositivas têm dúvidas sobre a Covid-19. Afinal, quem vive com HIV é mais suscetível ao novo coronavírus? O tratamento é diferente?

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Reunimos, abaixo, algumas questões baseadas em recomendações da Unaids (agência da Organização das Nações Unidas para a aids) e do Grupo de Trabalho para Tratamento do HIV de Barcelona, Espanha. 

Informação é a melhor ferramenta contra o alarmismo e a favor da saúde e bem-estar psicológico. 

Ser portador do vírus HIV me faz ter mais chances de contrair o novo coronavírus?
Não há nenhuma evidência científica de que soropositivos possam contrair o vírus mais facilmente do que aqueles que não vivem com HIV. E dado importante: 80% de quem se infecta sente apenas sintomas leves ou não sente nada. 

Soropositivos podem desenvolver complicações mais graves da Covid-19 do que as demais pessoas?
Não. Aqueles que estão em tratamento e mantêm carga viral indetectável e contagem de células CD4 superior a 200 não apresentam risco maior de complicações do que as pessoas sem HIV.

Quem tem HIV e outra condição de saúde tais como problemas cardíacos, diabetes ou câncer é mais vulnerável à doença?
A questão aqui não é o HIV. Qualquer pessoa com diabetes, hipetensão, câncer, problemas cardíacos ou pulmonares crônicos têm mais risco de desenvolver complicações pela Covid-19, tendo HIV ou não.

Os medicamentos antirretrovirais podem proteger as pessoas com HIV do novo coronavírus?
Estudos demonstram que alguns antirretrovirais inibidores de proteínas podem trazer algum benefício no tratamento da Covid-19, mas não existem indícios de que essa medicação possa proteger contra a transmissão do novo coronavírus.

Retiro minha medicação antirretroviral normalmente nesta época?
Portaria publicada esta semana pelo Ministério da Saúde brasileiro permite que todas as receitas sejam válidas por três meses e todas as dispensas de medicamentos possam ser feitas por três meses. Essa recomendação é para que pessoas com HIV não precisem ir por pelo menos 90 dias aos serviços e farmácias que disponibilzam os antirretrovirais.

Mais
>>> Coronavírus faz Brasil mudar regra para medicamentos contra HIV

Há recomendações específicas de proteção aos soropositivos para se proteger da pandemia?
Não. As recomendações são as mesmas das quem não vive com HIV: lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou passar álcool em gel 70% após tocar qualquer superíficie quando não estiver em casa; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; desinfectar constantemente, com produtos de limpeza, os objetos que mais usa ou toca, tais como celular, computador, interruptores, maçanetas de portas e janelas e volante do carro.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.