Morre Sérgio Mamberti, referência no teatro e na TV

Ator falou sobre bissexualidade em recentes biografia e entrevista

Publicado em 03/09/2021
Morre o ator bissexual Sérgio Mamberti
Ator teve extensa carreira nos palcos e nas telas - da TV e do cinema. Foto: Celso Tavares/G1

O morreu na madrugada desta sexta-feira 3, em São Paulo, o ator Sérgio Mamberti.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O artista estava com 82 anos e internado em um hospital da rede Prevent Sênior.

Mais
>>> Chamado de bissexual, Sérgio Mamberti diz não gostar de rótulos
>>> Sérgio Mamberti fala da morte do marido com quem viveu por 37 anos

Mamberti estava intubado com infecção nos pulmões e morreu por falência múltipla de órgãos.

Em julho, o ator ficou hospitalizado por 15 dias, incluindo alguns em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por causa de uma pneumonia.

Mamberti era tido como bissexual, apesar de dizer que não gostava de rótulos. 

Ele foi casado com a atriz Vivien Mahr de 1964 até sua morte, em 1980. Com ela, teve três filhos - todos atores e diretores de TV e teatro (Duda Mamberti, Carlos Mamberti e Fabrízio Mamberti).

Em 1982, Mamberti conheceu o ator Ednardo Torquato, com quem viveu por 37 anos até sua morte, em 2019.

Com Ednardo, ele criou os filhos e a boa relação da família chamava atenção dos amigos.

Ao Notícias da TV, Mamberti revelou, em julho, que décadas atrás a jornalista e sua amiga Marília Gabriela queria falar sobre o relacionamento gay em entrevista.

"Falei: 'Marília, tenho a maior admiração por você. Tenho certeza que você faria um belo trabalho de jornalismo, mas quero ter a liberdade para sair e não estar com um rótulo pendurado'."

Os dois relacionamentos duradouros do ator foram abordados em biografia recém-lançada, Sérgio Mamberti: Senhor do Meu Tempo, escrita com Dirceu Alves Jr. e lançada pela Edições Sesc.

Carreira
Natural de Santos, litoral de São Paulo, Mamberti formou-se ator na presitigiada Escola de Artes Dramáticas (EAD) da Universidade de São Paulo (USP). 

No teatro, destacou-se em produções como O Balcão (1969), Pérola (1995) e Visitando o Sr. Green, que fez várias temporadas, sobretudo em São Paulo, entre 2015 e 2019. A peça falava do encontro de um idoso judeu ranzinza e preconceituoso com um executivo gay.

Na TV, Mamberti consagrou-se como o mordomo Eugênio de Vale Tudo (1988), da TV Globo, e depois como o Dr. Victor Astrobaldo Stradivarius da série Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997), da TV Cultura.

No cinema, o ator teve extensa carreira entre 1966 e 2021, participando de filmes, tais como Toda Nudez Será Castigada (1973), Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme (1999) e O Homem que Desafiou o Diabo (2007).

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Mamberti ocupou diversos cargos no então Ministério da Cultura, durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva na Presidência da República, como secretário de Música e Artes Cênicas e presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.