Na quarta-feira 13, o cientista político Juan Carlos Florián assumiu como ministro da Igualdade e Equidade da Colômbia.
Curta o Guia Gay no Instagrram
A posse chamou atenção da imprensa internacional por causa de um combo que costuma levar a bastante preconceito: Florián já foi garoto de programa e ator pornô, além de ser migrante e soropositivo para HIV.
Desde abril, ele já atuava como vice-ministro no governo de Gustavo Petro e agora assumiu a pasta.
Ele substituiu Carlos Rosero, que ficou no cargo por cinco meses após a saída da vice-presidente Francia Márquez, que acumulava dua funções.
Segundo o jornal espanhol El País, Petro já queria nomeá-lo há mais tempo, mas não o fez por causa do veto de Márquez por causa de seu histórico pornô.
Florián tem histórico de 20 anos junto a organizações internacionais, tais como Médicos sem Fronteiras e Save the Children. Ele já também já presidiu uma entidade LGBT na capital do país, Bogotá.
"Não venho da elite. Venho das ruas, da luta, do verdadeiro ativismo. Eu era trabalhador sexual, criava conteúdo adulto, sou HIV positivo e era migrante. Mas também sou cientista político, formulador de políticas públicas, gestor público, defensor dos direitos humanos, vice-ministro e, acima de tudo, um filho do povo que nunca esquece de onde vem", afirmou Florián em suas redes sociais.