Curso de cidadania LGBT está com inscrições abertas

Ao todo, são 500 vagas para todo o Brasil com aulas on-line

Publicado em 06/05/2020
direitos humanos lgbt
Curso é feito em convênio com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos

Em época em que todos têm voz pelas redes sociais, a palavra "militante" é comumente usada para se autodefinir ou se referir a outros. Mas militância e ativismo vão bem além de soltar uma opinião com uma hashtag no Twitter.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Uma forma de se aprofundar nesta ação pode ser o Curso de Cidadania LGBTI+, Participação Social e Políticas Públicas que está com inscrições abertas.

A organização é do Grupo Arco-Íris de Cidadania, uma das mais respeitadas entidades LGBT do Brasil e que organiza anualmente a parada LGBT do Rio de Janeiro. 

O curso está vinculado ao Projeto Observatório de Políticas Públicas para LGBTI no Estado do Rio de Janeiro com convênio estabelecido com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e a Aliança Nacional LGBTI.

A carga horária total é de 120 horas, via plataforma Moodle e com um encontro presencial obrigatório. Estão disponíveis 500 vagas, sendo 250 para pessoas moradoras no Estado do Rio de Janeiro, que deverão participar das atividades virtuais e presenciais, e 250 para interessados de outros Estados que além das aulas virtuais realizarão atividades alternativas virtuais e obrigatórias referentes às aulas presenciais.

Haverá seleção e as vagas são destinadas, em ordem de prioridade para: ativistas LGBT, gestores, pesquisadores da temática, comunidade LGBTI e ativistas de outros movimentos sociais.

É necessário enviar comprovante de residência no nome do próprio aluno (ou declaração de residência acompanhada de comprovante) e carta de intenção de todos os escritos, declaração de vínculo (a quem for ativista, pesquisador, estudante ou gestor).

O curso será dividido em quatro módulos: política pública; orçamento, governo e estado; estado, cidadania LGBTI+ e sociedade civil. e accountability ou controle social e avaliação de políticas públicas.

Para moradores do Estado do Rio, os encontros presenciais (entre 11 e 18 de julho) ocorrerão nos polos de São Pedro da Aldeia, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Para residentes fora do Rio, haverá atividades obrigatórias equivalentes às aulas presenciais.

O curso fornecerá certificado assinado pelas instituições proponentes às pessoas com 75% de aprovação nas atividades virtuais e presenciais propostas.

Há parceria com Universidade Federal do Rio Grande; Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Currículos, Identidades e Culturas; Instituto Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

A ação ainda tem apoio de Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPGE-RJ), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPE-RJ), Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia (Governo do Estado do Rio de Janeiro), Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS/Prefeitura do Rio de Janeiro) e Rede GayLatino. 

As inscrições vão até o próximo dia 13. A seleção será feita entre 14 e 16 de maio e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 16. O início das aulas já é em 18 de maio e seguem até julho.

Mais informações e inscrições neste link.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.