Conservadores e LGBT no Chile fazem 'Guerra dos Ônibus'. Entenda

Veículos circulam pela região metropolitana de Santiago com mensagens opostas sobre ideologia de gênero

Publicado em 22/11/2020
Ônibus da diversidade em Santiago e Valparaíso, no Chile
Veículo LGBT é azul. Ônibus de movimento conservador é laranja. 

A partir desta segunda-feira 23 o Bus de la Diversidad (Ônibus da Diversidade) rodará as ruas da região metropolitana de Santiago e Valparaíso, no Chile.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

A iniciativa é do Movimento de Integração e Liberação Homossexual (Movilh), principal entidade LGBT do país, como reação ao Bus de la Libertad (Ônibus da Liberdade), chamado por ativistas de Ônibus do Ódio.

A mídia chama o caso de "Guerra dos Ônibus"

onibus da diversidade chile lgbt ideologia de gênero
"O futuro das crianças é sempre hoje. Amanhã será tarde" é uma das mensagens da entidade LGBT

O Ônibus da Liberdade, que é laranja e patrocinado por entidade católica ultraconservadora, voltará a percorrer a mesma região, como fez em 2017, com mensagens contra o que chamam de ideologia de gênero. 

Naquele ano, ativistas LGBT foram proibidos de colocar o Ônibus da Diversidade na rua. Para 2020, o Movilh chamou observadores do governo federal para garantir a contramanifestação. 

No Ônibus da Liberdade, há frases tais como "Os meninos têm pênis. As meninas têm vulva. Não seja enganado. Se nasce homem, é homem. Se nasce mulher, continuará sendo" e "Eu tenho direito a ter papai e mamãe".

Ônibus da liberdade (ou ônibus do ódio) roda as ruas de Santiago e Valparaíso, no Chile, contra LGBT
'Nascemos mulher XX e homem XY. #QuemEducaMeuFilhoSouEu', é uma das frases contra ideologia de gênero

Já no Ônibus da Diversidade (azul) estarão estampadas inclusive frases de Carla González Aranda, justamente a filha trans de Marcela Aranda, diretora do Observatório Legislativo Cristão, responsável pelo "ônibus do ódio".

Uma das frases que serão exibidas em defesa de crianças trans é "Muitas crianças vão nascer com asinha quebrada. E eu quero que elas voem, amigo".

Serão distribuídos livros e materias acerca de educação para a diversidade. Um deles é a obra "Nicolás tiene dos papás" (Nicolás tem dois pais).

O ônibus da diversidade encerra o trajeto na quarta-feira 25 em Valparaíso. 

onibus da liberdade chile ideologia de gênero
'Os meninos têm pênis. As meninas tem vulva. Não seja enganado', diz Ônibus da Liberdade

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.