Prevenção ao HIV: Anvisa aprova Prep injetável

Cabotegravir, produzido pela britânica GSK, ainda não tem data para ser comercializado no Brasil

Publicado em 11/06/2023
HIV: novo método de prep aprovado no Brasil
Prep injetável é nova opção para evitar infecção pelo HIV

Foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o primeiro medicamento injetável contra HIV no Brasil.

Curta o Guia Gay no Instagram

O cabotegravir será usado na função de profilaxia pré-exposição (Prep) - uma das opções para prevenir a infecção pelo HIV.

De acordo com o G1, a autorização para uso do medicamento no Brasil foi dada à farmacêutica britânica GSK. O registro do novo remédio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 5.

Ainda não há data para o início da comercialização no Brasil.

O mesmo medicamento já havia recebido aprovação da agência reguladora de drogas e alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), em 2021.

No ano passado o cabotegravi foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente, a Prep é realizada de maneira oral com injestão de comprimido que combina duas drogas - tenofovir e entricitabina - disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.