Prep agora pode ser receitada por médicos particulares do DF

Mudança é inédita no Brasil e faz parte de projeto do Ministério da Saúde

Publicado em 01/09/2021
prep df ministerio da saúde
Prep é combinação de dois antirretrovirais que ajudam a prevevir infecção pelo HIV. Foto: Depositphotos

A partir desta quarta-feira 1º, médicos da rede privada do Distrito Federal passaram a prescrever a profilaxia pré-exposição ao HIV, conhecida como Prep.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O DF foi eleito pelo Ministério da Saúde como a primeira unidade federativas a ter essa opção. Trata-se de piloto para o projeto "Prep na Saúde Complementar".

Até hoje, apenas profissionais da rede pública podiam receitar os medicamentos. Nos outros lugares do Brasil, a restrição continua.

A Prep é combinação de dois antirretrovirais - emtricitabina e tenofovir - que ajudam a prevevir a infecção pelo vírus HIV. Estudos mostram eficácia de 99%.

Os médicos podem prescrever o medicamento, que deve ser retirado gratuitamente em Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) nas policlínicas de Taguatinga, Lago Sul, Ceilândia e na Farmácia Escola do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

O preservativo, no entanto, não deve ser dispensado, já que os medicamentos não previnem contágio por outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), como sífilis, gonorreia e clamídia, além da hepatite C.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.