Grindr é processado por divulgar status de HIV de usuários

Empresa teria compartilhado informações sigilosas com empresas

Publicado em 24/04/2024
Grindr é processado por divulgar status de HIV
App gay já foi multado na Noruega e agora é processado no Reino Unido

O Grindr foi processado por usuários por compartilhar informações confidenciais, como o status de HIV, a empresas de publicidade.

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

Apresentada na segunda-feira 22, na Justiça de Londres, pelo escritório de advocacia Austin Hays, a ação informa que o app gay supostamente divulgou dados como etnia, orientação sexual e datas de testes de HIV de usuários.

De acordo com a Bloomberg, o Grind já foi multado antes Justiça norueguesa, em 2021, em US$ 6 milhões (cerca de R$ 31 milhões) por ter violado leis de privacidade europeias.

O órgão de vigilância de privacidade do Reino Unido, o Information Commissioner’s Office, também investigou o aplicativo e emitiu um alerta contra violações.

O escritório de advocacia entrou com uma ação coletiva em nome de potencialmente centenas de usuários. Eles dizem que a violação de dados ocorreu principalmente antes de abril de 2018 e entre maio de 2018 e abril de 2020 e incluiu duas empresas de tecnologia, Localytics e Apptimize.

"O Grindr deve isso à comunidade LGBTQ+, pois serve para compensar aqueles cujos dados foram comprometidos e sofreram problemas como resultado, e para garantir que todos os seus usuários estejam seguros ao usar o aplicativo, onde quer que estejam, sem medo de que seus dados possam ser roubados e compartilhado com terceiros”, disse Chaya Hanoomanjee, advogada da Austen Hays. 

Em comunicado, o app gay afirmou que está comprometido "em proteger os dados de nossos usuários e em cumprir todas as regulamentações de privacidade de dados aplicáveis, inclusive no Reino Unido".

"Pretendemos responder vigorosamente a esta afirmação, que parece basear-se numa descaracterização de práticas de há mais de quatro anos."

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.