Acima da média, Brasil reduz em 66% novas infecções por HIV

País compõe grupo que tem conseguido melhores resultados contra o vírus

Publicado em 07/04/2024
Brasil reduz novas infecções por HIV
Unaids aponta, no entanto, que infecção segue aumentando em vários países

O Brasil reduziu pelo menos 66% as novas infecções por HIV desde 2010. A taxa é acima da média global, de 38%.

Curta o Guia Gay no Instagram

Relatório divulgado esta semana pelo Unaids - programa da Organização das Nações Unidas (ONU) que atua no combate ao HIV/Aids - mostra que além do Brasil outros 10 países também tiveram essa mesma redução.

Ao todo, 38 nações compõem a Coalizão Global de Prevenção do HIV (GPC, na sigla em inglês), que tem como objetivo diminuir a infecção pelo vírus.

De acordo com o documento, chamado "Prevenção do HIV: Da Crise à Oportunidade", as taxas de infecção caem de forma mais acentuada nos países que fazem parte desse grupo em comparação com o restante do mundo.

Os países da GPC que priorizaram a prevenção primária e o acesso ao tratamento, direcionando esforços para atender as populações mais vulneráveis, registraram as reduções mais significativas e consistentes nas novas infecções por HIV.

O aumento ao acesso aos antirretrovirais e políticas de prevenção foram fatores que contribuíram para diminuição de novos casos. 

O Unaids reforça que pessoas em tratamento e com cara viral suprimida não transmitem o vírus.

O relatório aponta que inúmeras outras nações, entretanto, estão longe de alcançar metas estabelecidas para 2025 e enfrentam sérias crises de prevenção, com acesso limitado a serviços, e um aumento preocupante de novos casos do vírus.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

Tags: hiv

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.