34% dos jovens têm medo de apertar as mãos de pessoas com HIV

Pesquisa mostra como ainda há uma grande falta de informação sobre o vírus

Publicado em 26/11/2019
Um terço das pessoas têm medo de apertar as mãos de uma pessoa com HIV, diz pesquisa
Não há nem nunca houve possibilidade de transmissão do vírus por aperto de mão

Faz quase 40 anos que o HIV foi descoberto mas as ideias descabidas e preconceituosas a respeito do vírus se perpetuam.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Um estudo da Prevention Access Campaign (projeto que luta contra o HIV) e da gigante farmacêutica Merck mostra dados alarmantes de desconhecimento sobre o HIV nos Estados Unidos.

A pesquisa constatou que cerca de 30% das pessoas HIV negativas entre 23 e 36 anos não interagiam socialmente com alguém que vive com o vírus.

Mais: cerca de 28% dos entrevistados também disseram ter evitado abraçar, conversar ou ser amigo de alguém com HIV.

Mais de um terço (34%) das pessoas disseram que também evitaram apertar as mãos ou compartilhar alimentos, bebidas ou utensílios com pessoas soropositivas para HIV.

Apenas 31% das pessoas sabiam que indetectável significa intransmissível, e 50% acreditam que o vírus pode ser transmitido mesmo quando alguém é indetectável.

Só para relembrar: a grande maioria das pessoas que toma os antirretrovirais está indetectável e nesta condição elas não conseguem transmitir o vírus nem mesmo pelo sangue ou esperma.

Por aperto de mão ou compartilhamento de talheres não se transmite nem nunca se transmitiu o vírus. Esta ideia errônea "combinava" com os anos 1980 quando se tinha ainda muitas dúvidas sobre o HIV e ele não tinha tratamento. 

Personalidades como a princesa Diana, Madonna e Elizabeth Taylor já lutavam naquela época para mostrar à sociedade que o HIV não se transmite pelo convívio social.

"Apesar dos avanços científicos e décadas de ativismo e educação para o HIV, os resultados destacam uma tendência perturbadora: os jovens adultos predominantemente não estão sendo informados de maneira eficaz sobre os princípios básicos do HIV", disse Bruce Richman, da Prevention Access Campaign.

"Esses resultados são um apelo à ação de que a crise nos Estados Unidos está longe de terminar."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.