Enem 2018 teve questão com a pergunta 'O que é lésbica?'

Trecho selecionado de obra premiada mostra receio da personagem de ser tirada do armário

Publicado em 05/11/2018
livro amora lésbica avó natalia borges
A autora, Natália Borges Polesso, e o livro 'Amora', ganhador do Prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas

O lacre foi grande na prova do Enem realizada no domingo 4. Não houve somente questão sobre o pajubá, dialeto usado por gays e travestis. Outra pergunta tratou da vivência de uma lésbica.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

A questão, que na prova amarela foi a de número 38, cita trecho do conto "Vó, a senhora sabe o que é lésbica?', de Natália Borges Polesso, que está no livro Amora, de 2015.

Os dois parágrafos selecionados mostram a tensão sofrida pela personagem Joana de ser tirada do armário pelo primo Joaquim para a família.

O livro 'Amora' foi ganhador do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional, na categoria Contos e Crônicas em 2016.

enem 2018 lésbica conto Amora vó lésbica

E o conto vai virar filme. A proposta de curta-metragem foi selecionada pelo edital Elipse, Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário, concedido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e pela Fundação Cesgranrio, e também conseguiu fundos por meio de vaquinha virtual.

Acompanhe a produção pelo Instagram e pelo Facebook do filme.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.