Com foco em mulheres e LGBT, blocos fazem pré-carnaval no DF

Essa Boquinha Eu Já Beijei e Thutankasmona desfilam no gramado da Funarte no sábado 23

Publicado em 18/02/2019
Blocos LGBT e feminista se unem no carnaval de Brasília: Thutankasmona e Essa Boquinha Eu Já Beijei
Blocos se unem pelo segundo ano consecutivo em Brasília. Foto: Amanda Goes

No próximo sábado 23 tem pré-carnaval em Brasília. No gramado da Funarte, dois blocos com foco em mulheres e LGBT se unirão para animar a cidade.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Com expectativa de reunir mais de 30 mil pessoas, os blocos Essa Boquinha Eu Já Beijei e Tuthankasmona se apresentarão juntos pelo segundo ano consecutivo.

A programação começa às 11h com a DJ Patrícia Egito, uma das produtoras do evento. Na sequência, Medro Pesquita assume as picapes e, depois, Tamara Maravilha.

Também estão agendados  shows dos grupos convidados Culto das Malditas e Rainhas do Babado. Essa Boquinha Eu Já Beijei é a última atração do dia.

Ambos os cordões são idealizados e encabeçados por mulheres e LGBT que buscam criar um espaço de liberdade, tolerância e respeito aos foliões.

O repertório vai do samba ao axé, passando por afoxés e ijexás - ritmos tradicionais baianos -, MPB e até funk.

Essa Boquinha Eu Já Beijei é composto por grandes nomes da música brasiliense: Letícia Fialho (voz), Sam Defor (voz), Ju Rodrigues (Voz), Ive Lorena (voz), Fernanda Jacob (voz), Anne Caroline (percussão e voz), Fernanda Pinheiro (percussão), Larissa Umaytá (percussão), Pricila Pit (percussão), Yara Alvarenga (percussão), Bruna Tassy (baixo e voz), Mariana Sardinha (cavaco), Irene Egler (violão e guitarra) e Thanise Silva (flauta).

A direção de palco é de Léo Ribeiro e a musica de Letícia Fialho. A produção fica por conta da DJ Pati Egito e da VJ Mari Mira. O bloco nasceu em fevereiro de 2014, na terça-feira de carnaval, tendo como sua primeira base a Praça dos Prazeres, na comercial 201 Norte. Nesta edição, contou com um público estimado de 4 mil pessoas. No ano seguinte, o Boquinha saiu na comercial da 408 Norte, com um público estimado de seis mil pessoas.

Em 2016, na mesma quadra do ano anterior, o bloco atraiu oito mil pessoas. Em 2017, o coletivo carnavalesco ocupou o Setor Comercial Sul e reuniu mais de 30 mil pessoas. Ano passado, o Boquinha, em parceria Tuthankasmona, lotou o gramado da Funarte e se consagrou como um dos grupos mais populares do cenário de blocos alternativos do DF.

Com referências ao Egito Antigo e respeito à diversidade sexual e de gênero, o Tuthankasmona entra no quarto ano no carnaval de rua de Brasília. O bloco surgiu da iniciativa de Felipe Olalquiaga, Mari Mira, Mauro Nunes, Patrícia Egito e Rafaella Rezende após o sucesso de uma festa de mesma temática produzida em 2015.

O bloco estreou em 2016 quando ocupou o estacionamento do Teatro Nacional com adesão de mais de 5 mil foliões. Em 2017 o cordão saiu no Setor Bancário Norte e reuniu mais de 18 mil foliões.

Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.