Senador Contarato cria projeto de lei pra incluir LGBT no censo

Objetivo é ter estatísticas sobre a população LGBT para criação de políticas públicas

Publicado em 12/02/2021
fabiano contarato gay senador ibge
Abertamente gay, senador do Espírito Santo quer obrigar IBGE a incluir orientação sexual e identidade de gênero

Único senador abertamente gay do País, Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou projeto de lei que sejam incluídas perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero no censo demográfico.

O objetivo é ter estatísticas sobre a população LGBT para se reverter a 'escassez de políticas públicas" destinadas a essa comunidade.

"Não temos conhecimento preciso sobre o número e a distribuição da população LGBTQIA+, e de seus subgrupos, no território nacional; a distribuição etária de cada subgrupo; a mortalidade; o acesso à educação e o rendimento médio", diz trecho do documento.

"Em contrapartida, levantamentos esparsos de organizações da sociedade civil, em cruzamento com estatísticas do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), estimam em cerca de 16% a população LGBTQIA+. Convém salientar que as próprias produtoras de tais estudos admitem que eles são defasados e pouco confiáveis."

Se aprovado, o PL 420/2021 alteraria a Lei 8,184/1991 que passaria a vigorar com o parágrafo único: "O questionário aplicado por ocasião do Censo Demográfico incluirá perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero".

O último censo brasileiro foi realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quando, pela primeira vez, foi aceita a possibilidade de relatar convivência amorosa com outra pessoa do mesmo sexo. 

Um novo censo estava programado para ser realizado em 2020, mas problemas de orçamento e a pandemia do novo coronavírus adiaram o plano. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.