Um casal gay de pinguins ajudou a nascer mais indivíduos de uma espécie ameaçada.
Scampi e Flounder são considerados um casal homossexual pelo Zoológico de Chester, na Inglaterra, por terem um vínculo muito próximo e estarem juntos há alguns anos.
"É por isso que eles foram incumbidos de cuidar de um dos ovos e criar um filhote", explicou um porta-voz do local ao jornal Daily Mail.
Scampi e Flounder são da espécie pinguins-de-humboldt, a mais ameaçada das 17 existentes.
Os tratadores dividiram os ovos do casal Wolsit (macho) e Peach (fêmea) com o casal gay na expectativa de que com menos ovos, o casal hétero pudesse se dedicar mais aos filhotes e que todos eles sobrevivessem.
A tática deu certo. Nasceram 10 pinguins em abril. Os animais adultos recebem peixes fornecidos pelos cuidadores e os regurgitam para os filhotes. Os bebês devem entrar na água pela primeira vez nos próximos dias.
Oito deles receberam nomes em alusão a constelações e corpos celestes: Ursa, Alcyone, Quasar, Orion, Dorado, Cassiopeia, Altair e Xena. Outros dois serão nomeados em votação pública aberta nas redes sociais.
A espécie é encontrada na costa do Oceano Pacífico - no Peru e no Chile - e vive em média 15 anos. Em cativeiro, a expectativa de vida aumenta para 20 anos.