Um casal gay se unirá de forma inusitada: eles terão os cinco cães como testemunhas.
Darío Hernandez, de 57 anos, e Nicolás Da Col, 38, estão juntos há 13 anos e oficializarão a união em dezembro, na Argentina.
O curioso é que seus cinco cães - Máxima, Coco, Atilio, Rafael e Kibou - deixarão as marcas de suas patas para certificar o casamento.
Esta será a primeira vez no país que animais serão testemunhas honorárias de um casamento.
Segundo a imprensa local, o casal dedicou grande parte de sua vida a resgatar animais por meio de lares temporários.
Os cinco peludinhos deles também foram resgatados, anos atrás.
Natural da cidade de San Rafael, Dario é advogado e trabalha no Ministério das Relações Exteriores, enquanto Nicolás trabalha como contador em um laborarório alemão em Buenos Aires.
O casamento de Darío e Nicolás acontecerá seguindo uma resolução histórica, a de número 2.341, do Registro Civil de Mendoza, no oeste do país, que estabelece que, embora os animais "não possam atuar como testemunhas no sentido legal", a província reconhece os cães como "seres sencientes, dotados de valor intrínseco e merecedores de respeito".
"Pode-se entender que os animais de estimação, embora não possam atuar como testemunhas no sentido legal, podem ser testemunhas simbólicas do amor, do compromisso e do afeto dos noivos", diz a resolução.
Assim, "excepcionalmente" e abrindo um precedente, o diretor do Registro Civil de Mendoza, Agustín Píscopo, disponibilizou uma folha auxiliar para receber as pegadas hipoalergênicas dos animais de estimação, juntamente com as assinaturas das duas testemunhas humanas.
Máxima, Coco, Atílio, Rafa e Kibou assinarão com tinta especial, hipoalergênica e lavável para evitar danos às patas.
O casal planeja celebrar o casamento em 13 de dezembro em San Rafael, onde se conheceram e para onde ambos esperam se mudar em breve.
Os cães ficarão na cerimônia por pouco tempo, para evitar o estresse, e depois retornarão à rotina.