Parada de Brasília 2018 tem recorde: 100 mil pessoas

Evento contou com cinco trios elétricos. Tema foi #LGBTePolíticaSIM

Publicado em 04/07/2018
21 parada orgulho LGBTS brasília 2018
Trios e público foram do Congresso Nacional até a Torre de TV. Fotos: Rafaela Assunção

Em 2018, a Parada do Orgulho LGBTS de Brasília comemora 20 anos de existência. E a celebração foi feita de jeito grandioso. No caso, com recorde de público em todas edições: 100 mil pessoas, de acordo com a organização.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O evento, realizado no domingo 1º de julho, com saída da área em frente ao Congresso Nacional, começou às 14h com música e apresentação de artistas locais gays. O Instituto Sabin distribuiu preservativos como ação para prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (IST).

21 parada orglho LGBTS de Brasília 2018 brasilia orgulho

Outra marca foi batida, aí na quantidade de trios elétricos. Foram cinco: do aplicativo Uber, da ONG Judih, da parada do Guará, outro que veio da soma da Victoria Haus e da organização do festival Brasília Orgulho - que inclui a parada -, e mais um que uniu o bloco de carnaval Virgens da Asa Norte e a boate Capital Club.

Por volta das 16h, a drag queen e cantora Aretuza Lovi fez show no trio do Uber. A artista disse ter ficado muito feliz de abrir a marcha da sua cidade-natal.

As falas de representantes do movimento LGBT da capital federal e banners no primeiro trio focaram o tema do evento: #LGBTePolìticaSIM.

21 parada lgbts brasília 2018 orgulho

Houve discursos sobre a força eleitoral do segmento arco-íris, a necessidade de escolher candidaturas compromissadas com a cidadania LGBT e pedidos para que o público não vote nulo ou em branco.

Um dos momentos mais emocionantes foi homenagem feita a Pabllo Vittar. O cantor gay brasiliense Pedro Quevedo puxou o coro de vozes do público. Ao fim, foram soltos cerca de 500 balões a gás.

O trajeto teve duas homenagens ao orgulho LGBT: os shoppings Conjunto Nacional e Brasília Shopping, esse visto ao longe, coloriram-se de arco-íris.

A marcha percorreu a via N1 até o Palácio do Buriti e terminou, pela via S1, na Torre de TV, por volta das 22h30. Não houve registro de caso grave de violência.

21 parada lgbts brasília 2018

21 parada orgulho LGBTS de Brasília 2018
Foto: Igor Albuquerque
21 parada orgulho lgbts brasília 2018 esplanada dos ministérios
Foto: Igor Albuquerque

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.