Para homenagear gay ativista, cientista dá nome não binário a formiga

Descoberta da espécie é assinada por cientista e pelo integrante do R.E.M. Michael Stipe

Publicado em 06/05/2021
formiga não binária
Inseto foi descoberto por Philipp Hoenle em 2018

Uma espécie recém-descoberta de formiga do Equador foi nomeada com sufixo que não é masculino nem feminino para celebrar a diversidade de gênero.

Curta o Guia Gay no Twitter

O inseto foi descoberto por Philipp Hoenle, da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha, em 2018. Ele enviou fotografia para o especialista em taxonomia Douglas Booher, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que a reconheceu como uma nova espécie do gênero Strumigenys.

Booher sugeriu que se usasse o pronome neutro "they", em inglês, que não denota gênero, em vez dos sufixos latinos "-ae" (feminino) ou "-i" (masculino), comumente usados para nomear novas classes de animais.

Para o nome da espécie ele escolheu homenagear seu amigo Jeremy Ayres, morto em 2016, artista e ativista pelos direitos humanos e que trabalhou com o lendário Andy Warhol (1928-1987).

O nome da formiga, então, ficou Strumigenys ayersthey.

Booher disse sobre o amigo: "Ele se identificava como um homem gay, mas estou batizando com o nome dele com o sufixo adicionado para incluir todas as pessoas não binárias por seu ativismo".

Para coescrever com ele a descoberta do inseto em artigo de seção de etimologia, Booher convidou o vocalista do R.E.M, Michael Stipe, amigo que tinha em comum com Ayers, e gay assumido.

De acordo com o especialista, existem 853 espécies do gênero Strumigenys, mas a nova formiga foi identificada como única.

"É muito diferente de qualquer formiga do gênero”, diz ele. “Há muita evolução convergente, então muitas espécies em diferentes países se parecem, mas não estão relacionadas. Então era uma formiga especial e eu estava esperando por algo assim para representar a diversidade de gênero e diversidade biológica."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.