Para cumprir cota LGBT, partido pede a candidato fingir ser gay

Político mexicano não aceitou proposta e denunciou tentativa de burla de partido contrário à pauta arco-íris

Publicado em 18/04/2021
cota lgbt eleições méxico
Ernesto Bernal teve de trocar de partido após para se candidatar a prefeito de Tlaxcala 

Um candidato a prefeito no México denunciou que estava sendo obrigado a se registrar como gay para cumprir cota do partido.

Curta o Guia Gay no Instagram

Ernesto Bernal, contou à mídia local que o Partido Encontro Solidário (PES) havia condicionado sua candidatura à prefeitura da cidade de Tlaxcala a ele se fingir ser homossexual.

No último dia 15, Bernal foi à sede do partido buscar seus documentos para poder tentar o pleito por outro partido, mas o dirigente da legenda, Alejandro Martínez Hernandéz, se negou a lhe fornecer a documentação.

Mais
>> México obriga partidos a ter candidaturas LGBT nas eleições

"[Alejandro Martínez Hernandéz] me disse ou sou mulher ou me declaro como gay para ter uma candidatura. Me insultou. Minha esposa reclamou e o filho dele começou a brigar", contou Bernal.

O PES se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e à adoção por homossexuais e foi contra a proposta que estabeleceu ações afirmativas (cotas) de diversidade no México. No entanto, quando implementadas, afirmou que iria cumpri-las.

No país, as eleições federais de junho serão as primeiras com cotas obrigatórias para LGBT. Além disso, em alguns Estados, também há essa determinação, caso de Tlaxcala, cuja capital tem mesmo nome. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.