Morre ativista gay e jornalista gaúcho Alexandre Boer

Ele foi um dos fundadores da Somos, uma das mais importantes entidades LGBT do Sul do País

Publicado em 21/06/2021
alexandre boer gay ativista somos rio grande do sul
Em sua trajetória, Boer atuou na ABGLT, Ilga, Nuances, Somos, PT e Psol

Morreu na manhã desta segunda-feira 21 o ativista Alexandre Boer, de 57 anos.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Boer foi um dos fundadores da Somos, uma das mais importantes entidades LGBT do Sul do País, que em 2021 completa 20 anos.

"Se orgulhava de dizer que a Somos começou na sala da casa dele. E a partir daí, construiu com outros amigos e ativistas um trabalho que foi referência para uma geração inteira de ativistas", lamentou a associação nas redes sociais.

Na ONG, o ativista coordenou núcleo de Comunicação e a representou junto à Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e à Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexos (Ilga, na sigla em inglês).

Boer também integrou outro famoso grupo LGBT gaúcho, o Nuances, o GAPA/RS - voltado ao combate da aids - e foi um dos fundadores do Setorial LGBT do PT.  Atualmente, ele estava filiado ao Psol.

O ativista ajudou a idealizar o Programa Brasil sem Homofobia, executado pelo Governo Federal durante a gestão do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Jornalista, ator, diretor e gestor cultural, Boer ainda escreveu livros e dirigiu os teatros Renascença e Álvaro Moreyra no Centro Municipal de Cultura e o Teatro de Câmara Túlio Paiva, em Porto Alegre.

"Hoje, o Rio Grande do Sul e o Brasil perdem um grande lutador em defesa da vida, dos Direitos Humanos e dos direitos da população LGBTI+. Seu legado e trajetória continuarão presentes na vivacidade da luta de cada militante LGBTI+ desse país", homenageou, em nota, o Setorial LGBT do PT.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.