Mais de 130 paradas LGBT cobram apoio do governo Lula

Coletivos ativistas fizeram carta na qual expressam importância das marchas arco-íris

Publicado em 01/08/2023
parada orgulho brasilia 2022
Houve 275 paradas LGBT no Brasil em 2022. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Mais de 130 coletivos organizadores de paradas do orgulho LGBT divulgaram carta em que cobram apoio do governo federal. 

Curta o Guia Gay no Instagram

"Reivindicamos que os ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, Educação, Cultura, Saúde, Trabalho e Emprego, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Justiça e Segurança Pública, e demais órgãos afins do governo federal se comprometam com a agenda afirmativa de fortalecimento e valorização das paradas do orgulho LGBTI+ como promotoras importantes de direitos humanos", diz trecho do documento. 

Intitulado "Carta das organizações de paradas do Orgulho LGBTI+ no Brasil", o texto foi elaborado durante o 4° Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas, realizado em 9 e 10 de junho de 2023 dentro da programação da 27ª Parada do Orgulho de São Paulo.

Dentre as marchas e festivais que assinam o documento estão Brasília Orgulho, Fórum LGBT de Pernambuco, Associação da Parada do Orgulho LGBT de Goiás, Parada Livre de Porto Alegre e Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. 

Também com cobranças junto aos governos estaduais, distrital e municipais, a carta fala da importância das marchas. 

"A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, com 3 milhões de pessoas, é a maior do mundo. O Brasil, com 275 marchas realizadas em 2022, é o segundo do globo em número desses atos. Há passos e gritos no cerrado, nos pampas, na caatinga, no pantanal, na Amazônia em grandes, médias e pequenas cidade."

Em julho, o governo Lula lançou edital para projetos LGBT para o qual paradas podem pedir apoio financeiro. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.