LGBT em Portugal lutam por direito existente no Brasil há 21 anos

Abaixo-assinado será apresentado a orgãos do governo federal com pedido por lei específica

Publicado em 17/05/2020
portugal lgbt
São várias denúncias de terapias de conversão de LGBT no país

O ativista português LGBT Pedro Valente deu início a mobilização para que o país tenha direito que existe no Brasil desde 1999: o veto a terapias de conversão de orientação sexual, a chamada "cura gay". O pedido também inclui o impedimento ao mesmo processo em relação a identidade de gênero. No Brasil, esse tipo de tratamento é proibido desde 2018.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Para isso, foi aberto abaixo-assinado, que será entregue à Assembleia da República - o Poder Legistativo federal -,  ao presidente da República, ao primeiro ministro e ao Serviço Nacional de Saúde.

Mais
>> Com lei inferior à do Brasil, Alemanha passa a impedir "cura gay"
>> STF mantém proibição de "cura gay" no Brasil

A motivação para tal veio do fato de a Alemanha ter proibido, via lei e em 7 de maio, aquele tipo de terapia aplicada a pessoas de até 18 anos de idade.  

São várias denúncias, por pesquisas e reportagens, de terapias de conversão em terras lusitanas. Apenas portugueses podem fazer parte da petição.

As vedações brasileiras, além de mais antigas, têm abrangência maior que a alemã, já que protegem LGBT de todas as idades. Outra diferença: as proibições foram feitas pelo Conselho Federal de Psicologia por meio de resolução. 

Apenas cinco países no mundo impedem legalmente a "cura gay e trans": Brasil, Alemanha, Equador, Taiwan e Malta. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.