JK Rowling nega que seja transfóbica ao devolver prêmio

Escritora havia sido agraciada com honraria de entidade da família Kennedy

Publicado em 28/08/2020
JK Rowling nega que seja transfóbica ao recusar prêmio de direitos humanos
'Refuto a acusação de que defender os direitos das mulheres é errado', escreveu

A escritora JK Rowling reiterou que não é transfóbica ao devolver o prêmio Ripple of Hope, entregue pela entidade Robert F. Kennedy Human Rights.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Rowling declarou que recusa a honraria após Kerry Kennedy, filha do falecido senador, ter falado sobre sua "profunda decepção" a respeito da visão da escritora sobre pessoas trans.

"Como um doadora de longa data para instituições de caridade LGBT e defensora do direito das pessoas trans de viverem livres de perseguição, refuto totalmente a acusação de que odeio pessoas trans ou desejo-lhes o mal, ou que defender os direitos das mulheres é errado, discriminatório ou incita dano ou violência à comunidade trans", disse a autora.

Rowling repetiu sua frase de que "não sente nada além de simpatia por aqueles com disforia de gênero" e afirmou que discorda da posição da entidade Kennedy sobre os direitos trans: que eles não entram em conflito com os direitos das mulheres.

"As milhares de mulheres que entraram em contato comigo discordam e, como eu, acreditam que esse conflito de direitos só pode ser resolvido se mais nuances forem permitidas no debate."

Ela concluiu: "Estou profundamente triste que a RFKHR tenha se sentido obrigada a adotar essa postura, mas nenhum prêmio ou honra, não importa minha admiração pela pessoa que o recebeu, significa tanto para mim que eu perderia o direito de seguir os ditames da minha própria consciência."

Em 3 de agosto, oito meses após a escritora receber o prêmio - que já agraciou nomes como Barack Obama e Hillary Clinton - Kerry Kennedy escreveu, no Twitter, sobre a decepção com Rowling.

"Falei com JK Rowling para expressar minha profunda decepção por ela ter escolhido usar seus dons notáveis ??para criar uma narrativa que diminui a identidade de pessoas trans e não binárias, minando a validade e integridade de toda a comunidade trans."

"Direitos trans são direitos humanos. Os ataques de JK Rowling à comunidade transgênero são inconsistentes com as crenças e valores fundamentais dos Direitos Humanos da RFK e representam um repúdio à visão de meu pai."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.