Homo e bissexuais têm duas vitórias no mesmo dia no México

Decisões legislativas fazem cidadania do segmento avançar no país

Publicado em 12/10/2022
casamento gay Mexico matrimonio igualitario
Vinte e nove dos 32 Estados mexicanos reconhecem o casamento homo

A terça 11 foi dia de avanços legislativos importantes para homo e bissexuais no México: mais um Estado aprovou o casamento igualitário e o Senado aprovou proibição de terapias de conversão de orientação sexual. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O Poder Legislativo do Estado do México aprovou o projeto de lei com 50 votos a favor, 7 abstenções e 16 contrários. A proposta tinha quatro anos e passa a ser norma após 12 anos de o direito ser reconhecido pela primeira vez no país, o que ocorreu na Cidade do México.

No México, não existe decisão a nível federal sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O tema precisa ser decidido por cidades e Estados.

Com a mudança ocorrida nesta terça, são 29 Estados em que casais homossexuais podem se unir. Restam apenas três para todo o país reconhecer esse direito. 

Em Guerreiro, um desses Estados, quatro cidades aceitam a união homo. 

Até agora, neste ano, os Estados de Yucatán, Jalisco, Veracuz e Durango deram sim a esse direito. 

A comemoração foi ampliada a nível nacional por o Senado ter aprovado projeto de lei que impede terapias de conversão de orientação sexual e expressão e identidade de gênero. 

O projeto que recebeu anuência da Casa Alta muda o Código Penal e a Lei Geral da Saúde. Foram 69 votos a favor, 2 contra e 16 abstenções. 

As penalidades incluem multas, prisão e cassação de diploma de quem atuar nessas terapias. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.