Homem trans brasileiro é ouro no tênis de mesa feminino

Jogos Sul-Americanos é primeira competição de Lucas Kumahara após transitar legalmente de gênero

Publicado em 14/10/2022
lucas kumahara atleta trans
'No comitê olímpico, todo mundo estava super bem preparado para me tratar no masculino`, afirmou

Primeiro atleta trans do tênis de mesa da seleção brasileira, Lucas Kumahara conquistou na quarta 12, em Assunção, medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos. Foi sua primeira competição depois da transitar legalmente de gênero e de anunciar seu novo nome.

Curta o Guia Gay no Instagram

Em fala para o site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o rapaz comemorou a primeira vitória com sua identidade masculina pública.

"É meu primeiro título como Luca, então tem um gostinho especial para mim. Estou muito feliz de ter somado mais uma medalha de ouro para o Time Brasil. Gostaria muito de agradecer ao COB e à Comissão Brasileira de Tênis de Mesa, que estão dando muito apoio e suporte nesse passo muito importante na minha vida pessoal." 

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020, Luca ainda joga na categoria feminina neste Sul-Americano e usa uniforme com a letra "C", referente ao nome antigo, porque legalmente não houve tempo de fazer as alterações burocráticas.

Sobre a mudança de nome, o atleta disse que estava ansioso sobre como iria ser dentro do esporte.

“Mas todo mundo do COB estava super bem preparado para me chamar de Luca, me tratar no masculino. Fiquei muito confortável, e isso com certeza me fez jogar melhor. Quando você está bem do lado pessoal, a tendência é que você jogue melhor. A tendência é que as coisas corram bem também. Estou muito feliz não só por mim, mas também de ver a postura em relação a isso", contou.

O atleta não afirma quando estreará na categoria masculina. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.