Governo Leite publicou norma pró-LGBT no dia que ele assumiu ser gay

Portaria determina série de medidas para respeitar e proteger segmento em presídios

Publicado em 05/07/2021
eduardo leite gay
Leite tem outra medida para LGBT na área de segurança: delegacia contra intolerância, criada em 2020

Na madrugada da sexta 2 de julho, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em entrevista ao programa Conversa do Bial, assumiu ser gay. Horas depois, no Diário Oficial do Estado, foi publicada portaria em benefício da população LGBT. 

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O ato administrativo cria política específica para LGBTI presos e egressos do sistema prisional gaúcho.

A norma foi feita de forma conjunta pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Mais
>>> Eduardo Leite: 'Votei, mas não fiz campanha para Bolsonaro'
>>> Governador do RS defende diversidade e minorias

Efetivamente, a regra obriga respeito à identidade de gênero das pessoas LGBT no sistema prisional, atenção à saúde do segmento, incentivo à criação de alas específicas e formação de agentes penitenciários para evitar discriminação.  

eduardo leite gay lgbt bandeira arco-íris
Em 2019, governador recebeu documento com série de propostas pela cidadania LGBT

Não se trata da primeira medida de Leite na área a favor dessa população. 

Em 20 de agosto de 2019, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) entregou ao governador Eduardo Leite (PSDB), relatório final da Comissão Especial para Análise da Violência Contra a População LGBT, presidida por ela na Assembleia Legislativa. Na ocasião, o tucano prometeu trabalhar para atender as demandas. 

Em 10 de dezembro de 2020, o mandatário inaugurou a Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), que atende inclusive LGBT vítimas de discriminação


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.