Vereador é indiciado por chamar Eduardo Leite de 'veado'

Polícia acredita que Edimar Biazzi extrapolou limites da imunidade parlamentar

Publicado em 30/05/2025
Eduardo Leite
Biazzi ofendeu Leite durante sessão na Câmara transmitida on-line

Um vereador gaúcho foi indiciado pela Polícia Civil por homofobia contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), por chamá-lo de veado. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo a Carta Capital, o relatório da investigação foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na quarta-feira 28.

Caberá ao Ministério Público decidir se aceita a denúncia ou a arquiva.

O indiciado é Edimar Biazzi (PL), presidente da Câmara de Vereadores de Vacaria (a 240 km de Porto Alegre).

No último 1º de abril, o vereador, ao defender a liberdade de expressão, afirmou que poderia chamar o governador de "veado sem problema nenhum".

A sessão estava sendo transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara na cidade.

Para a polícia, Biazzi extrapolou os limites da imunidade parlamentar para ofender Leite com termos pejorativos.

"A imunidade parlamentar é uma garantia constitucional para o livre exercício do mandato, não um escudo para manifestações preconceituosas”, afirmou o delegado Vinícius Nahan, responsável pelo inquérito, de acordo com a reportagem.

"Ofensas com teor discriminatório, desvinculadas de qualquer crítica política legítima ou manifestação de opinião sobre atos de governo, não estão protegidas por essa prerrogativa."

Tanto Biazzi quanto Leite não comentaram sobre o indiciamento.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.