Gay tenta fugir do Afeganistão, mas é enganado e estuprado por talibãs

Vítima conversou com dois homens por semanas para armar saída, mas eles eram extremistas

Publicado em 06/09/2021
afeganistão gay
Homem foi forçado a dar telefone do pai para criminosos informá-lo que filho é gay.  Foto: Depositphotos 

Ao tentar sair do Afeganistão, um homem gay foi enganado, agredido e estuprado por militantes do Talibã.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

A vítima, que não teve nome revelado, conversou com dois homens, de forma on-line, por cerca de três semanas.

Mais
>>> Bacha Bazi: a prática de abuso sexual de meninos no Afeganistão

Seu objetivo era fugir do país, já que desde que o Talibã assumiu o controle do Afeganistão, no último dia 15, o prognóstico para homossexuais ficou ainda pior.

Mas o rapaz foi enganado. Ele, na verdade, estava falando com militantes do Talibã sem saber.

No encontro em Cabul, capital do país, os extremistas o agrediram e o estupraram. 

Mais
>>> Apedrejamento de gays pode voltar no Afeganistão

A dupla também forçou o homem a fornecer o número de telefone do seu pai, para que ele fosse avisado que o filho é gay.

Não é incomum em boa parte dos países do Oriente Médio que ao descobrirem a homossexualidade dos filhos, pais e mães, no mínimo, o expulsem de casa. Surrá-los, entregá-los a extremistas ou até matá-los com as próprias mãos também estão dentre as opções.

Ativista LGBT do país, mas vivendo atualmente na Turquia, Artemis Akbary foi quem revelou a história ao canal britânico ITV e diz que o Talibã está tentando passar imagem ao mundo de que é mais tolerante hoje em dia, mas que isso não é verdade.

"O [Talibã] está tentando dizer ao mundo 'Nós mudamos e não temos problemas com os direitos das mulheres ou direitos humanos'. Eles estão mentindo. O Talibã não mudou, porque sua ideologia não mudou", disse.

"Meus amigos no Afeganistão estão com medo, eles não sabem o que vai acontecer com eles no futuro, então eles estão apenas tentando se esconder."

Akbary acredita que a ameaça a pessoas LGBT hoje é maior do que quando o Talibã governou o país entre 1996 e 2001, já que o regime, agora, pode contar com facilidades, como as redes sociais, para ter informações e criar armadilhas às pessoas.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.