Bacha Bazi: a prática de abuso sexual de meninos no Afeganistão

Famílias pobres vendem jovens para serem vestidos de mulher e estuprados por homens poderosos

Publicado em 22/08/2021
bacha bazi gay afeganistão
Documentários mostram como tal prática está enraizada na sociedade afegã

Há uma semana, o grupo extremista Talibã retomou o controle do Afeganistão e a violência com que gays são tratados por lá voltou a ser notícia no mundo. 

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O fato deu visibilidade inclusive à prática desumana do "bacha bazi" (ou "brincadeira com garotos").

Mais
>>> Apredejamento de gays até à morte pode voltar no Afeganistão

Trata-se do sequestro, estupro e escravização de crianças e adolescentes gays e héteros por homens, sobretudo, ricos ou de alta patente militar.

Ainda que a prática seja condenada por entidades internacionais de direitos humanos, ela persiste há decadas no Afeganistão.

Os meninos e jovens "bacha bazi" são geralmente pobres e vendidos pelos pais para vestir roupas de mulher, se maquiar e aprender a dançar para homens poderosos em festas. 

bacha bazi  afeganistao gay

Depois dos eventos, eles são levados para locais, inclusive hotéis, para serem estuprados por um ou vários homens.

Somente no período em que o Talibã governou o país, entre 1996 e 2001, este tipo de atividade foi banido. Para quem praticasse, a condenação era a mesma para homossexuais - a morte.

Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) firmou acordo com o país para que a prática fosse banida, mas ela permaneceu.

Quando parentes das vítimas denunciavam à polícia, em geral, nada acontecia, já que os praticantes eram soldados e oficiais do Exército ou civis com grande poder.

bacha bazi gay afeganistão

Em 2010, o crime foi alvo de um documentário, The Dancing Boys os Afghanistan, que sete anos depois inspirou um musical off-Broadway, The Boy Who Danced on Air ("O garoto que dançava no ar", em tradução livre).

Outro documentário, este de 2013, também abordou o assunto. Em This Is What Winning Looks Like ("Isso é o que parece ganhar)o cineasta britânico Ben Anderson conversa com militares norte-americanos que falam como é difícil trabalhar com a polícia afegã por conta dos abusos dos jovens locais.

Em certo momento, um oficial de alta patente diz que tudo ali é consensual e que os meninos "gostam de estar lá e dar o c* à noite". Ele questiona: "Se [meus comandantes] não f*dem a bunda desses meninos, o que eles deveriam comer? As b*cetas das próprias avós?"

Segundo o The New York Times, norma dos Estados Unidos exigia que a prática fosse banida para que a ajuda ao país continuasse, mas ela jamais foi encerrada.

Essa prática se soma ao medo agora do novo governo no país. 

A punição a homossexuais, de acordo com a forma radical da Lei da Sharia, seguida pelo Talibã, é apedrejá-los até à morte ou derrubar um muro de até três metros em cima deles. 

Desde 2001, quando os Estados Unidos invadiram o país e afastaram o grupo do poder, não houve relato na imprensa de condenação à morte.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.