Gana: 21 LGBT vão para prisão por participar de evento ativista

No país, é vetado fazer reunião com mais de duas pessoas. Caso tem mobilizado apoio internacional

Publicado em 26/05/2021
ghana gana 21 lgbt gays homosexual
Após jornalistas entrarem no espaço para registrar o crime, policiais prenderem todos participantes

Defensores de direitos humanos estão com nova missão: trabalhar para libertar 21 ativistas LGBT que foram para a prisão em Gana por participar de oficina de treinamento sobre como denunciar violações. 

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O país africano de 30 milhões de habitantes, além de condenar à detenção homens que fazem sexo com outros homens, proíbe a reunião de mais de duas pessoas. A norma não tem relação com a pandemia da covid-19.

De acordo com denúncia da ONG LGBT Rightfy Ghana, em 20 de maio, na cidade de Ho, 16 homens e 5 mulheres participavam de treinamento sobre como usar equipamentos de comunicação e internet para denunciar desrespeito aos direitos humanos do segmento. 

gana ghana ho 21 free lgbt

Inicialmente, jornalistas entraram de forma inesperada no curso para ter fotos e publicar o desrespeito à lei federal que veta aquele tipo de evento.

Esse fato levou desespero aos ativistas, que começaram a pedir clemência e a chorar por temer a prisão. 

Em seguida, a polícia invadiu o local e todos participantes da formação foram detidos. Não houve direito a nenhum tipo de liberdade condicional. 

Na segunda 24, o governo dos EUA pronunciou-se com demanda para que a sociedade e as autoridades de Gana respeitem os direitos humanos LGBT.

Não há, até agora, sugestão de nenhum tipo de sanção comercial ou diplomática. 

A entidade ganense LGBT pede para que pessoas de todo mundo tuítem a hashtag #ReleaseAllThe21 como forma de pressionar as autoridades. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.