Erika Hilton quer que 1ª vítima de homofobia no Brasil vire herói

Deputada transexual protocolou pedido de homenagem a Tibira do Maranhão

Publicado em 20/04/2023
Erika Hilton quer homenagear índio Tibira do Maranhão, primeiro gay do Brasil morto por homofobia
'Hoje,se faz necessário de reconhecer o heroísmo de Tibira do Maranhão', disse a parlamentar

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) protocolou, na quarta-feira 19, projeto para que a primeira vítima de homofobia no Brasil seja incluída em rol de heróis.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo a parlamentar, que é transexual, a homenagem foi pedida em conjunto com a também deputada Célia Xacriabá (Psol-MG), e prevê que Tibira do Maranhão seja incluído no Livro de Heróis da Pátria.

Por ser homossexual, Tibira foi perseguido pelos franceses, em período que eles dominavam o Maranhão, a pedido do frei capuchinho Yvres D'Evreux. Ele foi executado em 1614 amarrado à boca de um canhão para que explodisse.

Sua história foi resgatada pelo antropólogo e decano do movimento LGBT Luiz Mott. Em 2016, Tibira ganhou uma estátua na capital maranhense, São Luís.

"Hoje, então, se faz necessário de reconhecer o heroísmo de Tibira do Maranhão, ao ousar ser quem se era e por defender seu território, incluindo seu nome no livro dos heróis nacionais brasileiros", afirmou Erika.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.