50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2018 - 1º a 10º lugar

Com sua voz, seu trabalho e seu talento, essas personalidades conseguiram mobilizar pessoas, políticos e empresas

Publicado em 24/02/2019
50 lgbt mais infuentes 2018 pabllo vittar marielle franco toni reis agustin fernandes lorelay fox
Artistas, ativistas, influenciadores digitais, parlamentares: LGBT de diversas áreas fizeram o ano acontecer

Suas palavras reverberam. Seus pensamentos têm adesão. Frequentam circulos de poder, na mídia, na política, no ativismo, nas artes, e conseguem moldar grupos e sistemas a seus argumentos. Muitas pessoas se identificam com suas trajetórias e passam a fazer parte dela. Líderes. Ídolos. Exemplos. Antagonistas. 

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Eles e elas são LGBT que ajudam a construir a historia contemporânea não só da comunidade arco-íris como também brasileira de forma geral. 

Mais
>>> Mônica Benicio fala sobre Marielle Franco ser eleita LGBT mais influente

Como forma de reconhecimento de tudo isso, apresentamos a lista 50 LGBT Mais Influentes do Brasil em 2018..

Trata-se de iniciativa da Rede Guiya, responsável pelos Guia Gay São Paulo, Guia Gay Brasília, Guia Gay Salvador, Guia Gay BH e Guia Gay Floripa.

Não é um rol de famosos simplesmente, não é um compêndio matemático de quem mais possui seguidores em redes sociais. Foi analisada a atuação de mais de 130 LGBT no Brasil durante 2018 para chegar à seleção final.

O critério foi saber o quanto essas pessoas conseguem influenciar a vida de pessoas e os rumos do país, das áreas em que atuam e de lugares onde vivem. Eis quem deixou marcas. Inclusive em você!

10º Nanda Costa

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Nanda Costa

Em 12 de junho de 2018, Nanda Costa acabou com os boatos sobre sua sexualidade da forma mais leve e encantadora possível: publicou imagem junto a sua companheira, a percussionista Lan Lan. Ao mesmo tempo, a atriz esteve no ar na novela das nove da TV Globo, Segundo Sol, na qual viveu a bissexual Maura com garra e grande destaque no folhetim. Em suas redes sociais, Nanda passou a postar sua rotina com a mulher e deu exemplo de que se pode ser uma atriz bem-sucedida e engajada.

9º Gloria Groove

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Gloria Groove

No panteão das drags, Gloria Groove já tem trono com seu nome gravado. Em 2018, a cantora tornou-se ainda mais popular e apareceu com frequência em programas de TV. Nas pistas, ela acumulou hit após hit, principalmente em parcerias: Joga Bunda (com Pabllo e Aretuza Lovi), Provocar (com Lexa) e Arrasta (com Léo Santana) foram alguns dos destaques, além de Bumbum de Ouro, que se tornou sua marca registrada. O discurso ativista muito bem fundamentado é outro diferencial.

8º Pedro HMC

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Pedro HMC

Ele grava vídeo, vira sucesso. Ele escreve algo, ibidem. Ele namora, ibidem. Mostra o corpo, ibidem. O ano de 2018 foi de reafirmação da influência desse roteirista na comunidade arco-íris. Seu portal de notícias, o Põe na Roda, é o de maior repercussão no Brasil. O sucesso de seu canal no Youtube, de mesmo nome, sobreviveu à explosão de influenciadores digitais de anos atrás e continua a formar centenas de milhares de consciências. E sem perder o humor. Ganhou pontos no Vale por assumir namoro com um homem trans, Paulo Vaz.

7º Linn da Quebrada

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Linn da Quebrada

A paulistana Linna Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, viu o documentário em que é a estrela, Bixa Travesty (dirigido por Kiko Goifman e Claudia Priscilla) rodar o mundo após ser premiado com o Teddy Award, honraria para as produções LGBT do Festival de Berlim. A funkeira e ativista fez uma turnê pela Europa e segue sendo referência tanto para o público quanto para os artistas que sempre a apontam como nome a ser seguido e ouvido.

6º Jean Wyllys

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Jean Wyllys

O ano de 2018 entrou para história como aquele em que venceu no Brasil o discurso contra o olhar atento às identidades de segmentos vulneráveis, notadamente LGBT. Mas tal deu-se não sem luta. E no front estava o então deputado federal em segundo mandato. Único integrante assumido do segmento LGBT a integrar o Congresso Nacional, o baiano e parlamentar psolista do Rio de Janeiro continuou a puxar debates a respeito de direitos sociais de LGBT, mas não só. Porém, possivelmente, Wyllys desejará esquecer a existência de 2018. Mesmo com condenações na Justiça contra algumas pessoas que espalharam fake news sobre ele e até contra um indivíduo que o ameaçou, sua decisão foi de não assumir novo mandato e sair do país. (Foto: C. Neher/DW)

5º Reinaldo Bulgarelli

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Reinaldo Bulgarelli

Se durante 2018 algumas das maiores empresas do Brasil - dentre elas Carrefour, Coca-cola, Microsoft, Itaú e Vivo - hastearam a bandeira arco-íris e atuaram para incluir LGBT internamente e se engajaram externamente pela causa é porque também houve soma com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, capitaneado por Bulgarelli. Mais de 50 companhias, que somadas perfazem significativa parte do PIB nacional, são signatárias dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+. Tal é resultado de longa carreira desse educador - vinda dos anos 1970 - e já indicado ao Prêmio Nacional de Direitos Humanos.

4º Daniela Mercury

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Daniela Mercury

Seu nome demonstra duas forças. Daniela Mercuri (sim, com i) de Almeida Verçosa. A primeira parte é a cantora com mais de três décadas de carreira que marcou uma geração e expoente de uma das fases mais pulsantes da música nacional. A segunda parte, o Verçosa, vem do casamento com a jornalista Malu, de quem veio o sobrenome ao se casar há cinco anos. E em 2018 ela deu continuidade a seu trabalho firme de visibilidade ao amor entre iguais e de vocalizar o grito pela cidadania. Esqueça os astros e estrelas que “não carregam bandeira”. O furacão baiano a faz tremular em cada um de nós.

3º Toni Reis

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Toni Reis

Ativista LGBT há cerca de 40 anos, o educador paranaense e morador de Curitiba é há muito tempo um dos principais nomes do movimento arco-íris no Brasil. Livro sobre as principais conquistas e mais poderosas ações pró-LGBT no País que não cite o nome de Reis ao menos cada 10 páginas deve ser desprezado por não mostrar a realidade. E a história não para! Em 2018, o ativista, criador e presidente da Aliança Nacional LGBTI e introdutor dessa sigla no país, atuou no STF pela criminalização da discriminação contra o segmento, foi interlocutor nos Poderes Executivo e Legislativo, e esteve em importantes eventos internacionais de cidadania e HIV/Aids como representante do Brasil. E ainda se casou com o companheiro de 28 anos de relacionamento.

2º Pabllo Vittar

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Pabllo Vittar

Ela não deitou! Não mesmo! 2018 foi ano de seu segundo álbum (Não Para Não) e o império apenas se confirmou. Nunca uma drag queen teve tamanho destaque na mídia e foi tão evocada no Brasil pela comunidade LGBT como exemplo de liberdade quanto Pabllo Vittar. Marcas querem se aliar a ela. Programas de TV sabem que ela garante audiência. Jovens gays e trans femininas identificam-se com sua performance no palco e nos clipes. Seus discursos a respeito de amor próprio e inconformidade frente ao preconceito são referência dos millennials que estão ou foram levados para o lado arco-íris da força. O Vale tem um trono. E nele continua a ter as iniciais PV.

1º Marielle Franco

50 LGBT Mais Influentes de 2018 no Brasil: Marielle Franco

Tentaram calar sua voz! Que engano! Foi justamente com a assassinato em março de 2018 da então vereadora carioca pelo Psol que LGBT de todo o Brasil ouviram com clareza e urgência sua força e sua história de luta. E o eco de consciência se deu! Lésbica, negra, vinda de comunidade carente do Rio de Janeiro, Marielle tornou-se - infelizmente depois de terem tirado sua vida em crime ainda não esclarecido - ícone de resistência pela liberdade de ser, de amar e de lutar por uma sociedade menos desigual e desumana. Com sua morte, sua história ganhou o mundo, seu nome foi lembrado em parada LGBT por aqui, seu rosto estampou atos e debates, e sua trajetória fez muitas pessoas da comunidade LGBT se inspirarem e não baixarem a guarda até que o preconceito seja, ele sim, tirado do meio de nós.

<<< Conheça as posições do 11º ao 20º lugar


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.