Usuário da PrEP na Austrália contrai o vírus HIV

Este é o quarto caso no mundo, mas especialistas explicam que a medicação é uma das melhores formas de evitar infecção

Publicado em 22/05/2017
Homem tomando Truvada - usuário de PrEP - contrai HIV na Austrália
Truvada é forma de prevenir infecção pelo vírus HIV

A PrEP - profilaxia pré-exposição ao vírus HIV é considerada segura até por 99% em alguns estudos, mas não é infalível. Um usuário da terapia em Melbourne, Austrália, foi infectado pelo vírus.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

De acordo com o Victorian Aids Council (departamento que trata da doença nesta região australiana), há duas razões para ele ter sido infectado: não ter tomado a medicação da forma como foi prescrita ou ter tido contato sexual com alguém com carga vital detectável juntamente com uma estirpe do vírus que é resistente à PrEP.

Ainda assim, o órgão ressalta que o medicamento - conhecido pelo nome comercial de Truvada - é seguro. "Atualmente, existem mais de 100 mil indivíduos que estão tomando PrEP globalmente como uma forma de se proteger contra a infecção pelo HIV", disse o CEO da VAC, Simon Ruth.

"A grande maioria das pessoas que tomam PrEP neste país e em todo o mundo continuam a ser protegidas por esta poderosa ferramenta de prevenção ao HIV", explicou.

Este é o quarto caso divulgado no mundo de um homem usuário de PrEP que contraiu o vírus. No ano passado foram confirmados um caso em Nova York e outro em Toronto. Um terceiro caso, em Amsterdã, aguarda confirmação.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.