Pequim exige teste anal de covid-19 para turistas

Método é mais eficaz para detectar novo coronavírus do que exame com amostra coletada no nariz, saliva ou sangue

Publicado em 30/01/2021
covid teste anal
A pessoa tira roupa, debruça-se sobre a cama e sente a introdução dos cotonetes no ânus duas vezes. Foto: Depositphotos

As cidades chinesas de Pequim e Tsingtao estão exigindo exame anal de covid-19 para quem chega de outros países.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Os testes seriam mais eficazes do que aqueles que pegam amostras do nariz, saliva ou sangue das pessoas, segundo especialistas ouvidos pelo jornal estatal Global Times.

O site jornalístico SIC Notícias reporta que os testes anais foram praticados em Xangai, ano passado, e abandonados um tempo depois.

Em outras cidades, como as da província de Jiangsu, estes exames têm sido feitos para controles de rotina de trabalhadores de frigoríficos, locais em que ainda foram detectadas transmissões do novo coronavírus na China.

Ao jornal Beijing News, uma pessoa que se submeteu ao teste o qualificou como "estranho".

Ela disse: "Uma pessoa tira as calças, debruça-se sobre a cama e sente a introdução dos cotonetes no ânus duas vezes. Demora 10 segundos de cada vez".

Diretor do Centro Clínico de Saúde Pública da Universidade de Fudan (Xangai), Lu Hongzhou assegura que as provas anais "são mais estáveis" do que as do nariz ou garganta.

Segundo cientistas chineses, o coronavírus desaparece mais rapidamente neste tipo de amostras (nariz) do que nas anais que, dizem, ser mais adequadas para pacientes assintomáticos ou para aqueles cujos sintomas já desapareceram.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.