HUB ganha ambulatório de prevenção ao HIV e passa a oferecer PrEP

Tratamento consiste na ingestão diária de um comprimido

Publicado em 30/01/2019
HUB passa a oferecer tratamento para HIV em Brasília
Atendimento é realizado às sextas, mediante agendamento 

Brasília já tem um segundo espaço que oferece a profilaxia pré-exposição ao HIV, conhecida como PrEP.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) inaugurou, este mês, o Ambulatório de Prevenção ao HIV.

O atendimento é gratuito e conta com profissionais como médicos infectologistas, enfermeiro, farmacêutico e psicólogo.

Até então, os moradores do Distrito Federal tinham à disposição, para esta finalidade, apenas o Hospital Dia.

Homens gays e bissexuais e mulheres trans e travestis estão no grupo considerado de maior vulnerabilidade para infecção pelo HIV, segundo o Ministério da Saúde.

Qualquer brasiliense que faça parte deste grupo pode iniciar tratamento de prevenção ao HIV. Para isso, é preciso se dirigir ao ambulatório e fazer um teste rápido do vírus.

Depois, o médico receita a PrEP e o medicamento pode ser retirado na Farmácia Escola do HUB. A profilaxia consiste na ingestão diária de um comprimido, conhecido pelo nome comercial de Truvada.

Importante: uma vez iniciado o tratamento, não se deve interrompê-lo para que o medicamento não perca a eficácia. Os médicos também aconselham que o preservativo continue a ser usado normalmente nas relações sexuais, até porque o medicamento não previne a contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis, como hepatite C, sífilis e gonorreia.

Para ser atendido, é preciso agendar antes a consulta pelo telefone (61) 2028-5262 ou pessoalmente, de segunda a quinta, das 8h às 11h, no corredor amarelo, sala F do hospital. As consultas são realizadas apenas às sextas, a partir de 13h, no Ambulatório 1, corredor laranja, sala A. O HUB fica no SGAN, 605, Av. L2 Norte.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.