Pela 1ª vez, IBGE fará pesquisa sobre turismo com brasileiros

Há 7 anos, Ministério do Turismo não tem dados sobre viagens domésticas

Publicado em 10/07/2019
IBGE fará pesquisa sobre turismo brasileiro pela primeira vez
Pelos próximos 3 meses, agentes pesquisarão hábitos dos turistas brasileiros

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará pesquisa sobre hábitos relacionados ao turismo da população do País.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Desde a segunda-feira 8 e pelos próximos três meses, 2 mil agentes visitarão 210 mil domicílios. 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) levantará informações como destino de viagens, tempo de estada, tipo de hospedagem e gastos realizados.

Segundo o IBGE, o estudo foi desenvolvida em parceria com o Ministério do Turismo e seguiu recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT).

A primeira divulgação está prevista para meados de 2020, e vai considerar as informações coletadas em apenas um trimestre.

"É um teste piloto neste terceiro trimestre de 2019, em que vamos avaliar o que pode ser melhorado. Faremos as alterações necessárias para a pesquisa entrar em campo novamente no início de 2020 e coletar dados ao longo do ano inteiro", explicou a analista da PNAD Contínua, Flávia Vinhaes.

O Ministério do Turismo pesquisa as viagens internacionais desde 1983 e as nacionais desde 1998. Esta é a primeira vez que o levantamento será em conjunto com o IBGE.

"Estimamos pelo menos 200 milhões de viagens por ano, e o mercado doméstico representa, no mínimo, 95% do consumo. Vamos ter uma dimensão muito mais apropriada a partir do trabalho que está sendo feito pela PNAD Contínua”, diz o coordenador-geral de Estudos e Pesquisas da pasta, Daniel Vieira. Há sete anos que o Ministério do Turismo não pesquisa as viagens domésticas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.