Destaque em direitos para LGBT, Malta sediará festival Europride

Escolha foi feita pela Associação de Organizadores de Paradas da Europa (EPOA)

Publicado em 04/10/2020
Malta será sede do Europride 2023, parada LGBT europeia
Evento reúne marcha do orgulho, debates sobre direitos humanos e diversas festas

Eleito em 2018 melhor país europeu para LGBT viverem, Malta venceu, neste sábado 3, disputa para sediar o festival Europride 2023.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Em assembleia virtual, a Associação de Organizadores de Paradas da Europa (EPOA, na sigla em inglês) preferiu Valeta, capital de Malta, a Belfast (Irlanda do Norte) e Roterdã (Holanda).

Malta é país com cerca de 450 mil habitantes formado por aquipélogo localizado no Mar Mediterrâneo. 

O Europride é sediado em cada ano em uma cidade europeia e reúne a parada LGBT, debates em direitos humanos, eventos esportivos, shows e diversas festas. O festival existe desde 1992.

As próximas edições ocorrerão em Copenhague (Dinamarca), em 2021; Belgrado (Sérvia), em 2022 e Tessalônica (Grécia), em 2024. A cidade grega receberia o festival este ano, entretanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, o evento foi adiado para daqui a quatro anos. 

Em 2018, a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (Ilga) elegeu Malta como melhor nação europeia para LGBT.

Malta ficou à frente de Bélgica, Noruega, Reino Unido e Finlândia, dentre outros 49 países.

A pesquisa levou em conta índice de violência contra a população LGBT e leis contra a discriminação a essa população, por exemplo.

Cultura e vida noturna - itens importantes na vida de muitos gays - não entram no ranking. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.