6 fatos (bons e ruins) que marcaram o turismo gay no Brasil em 2017

Tiveram promessas vazias do governo federal, produtores em ação e compromissos com a cidadania arco-íris

Publicado em 28/12/2017
turismo gays brasil
Há avanços, mas também desafios para o Brasil aproveitar todo potencial do turismo gay

"Senhores passageiros, sabemos que vocês querem viajar, conhecer lugares, ter novas experiências e vivenciar ainda mais o orgulho de ser quem são. Sim, o Brasil é imenso, tem diversidade geográfica, de sotaques, culturais... E vocês querem se unir ainda mais como comunidade!

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook 

Em 2017, houve cancelamentos de bons potenciais nesse sentido, mas também voos cada vez mais altos rumo a um País que acolha bem turistas gays e seja igualitário.

Antes do embarque em 2018, essa nova oportunidade para o avanço, oferecemos retrospectiva para aprendermos e avançarmos! Apertem os cintos e que o arco-íris faça-se ainda mais presente no novo ano. Boas viagens!"

1) Falta de atuação do Ministério do Turismo 

marx beltrão turismo gay lgbt

Logo no início de 2018, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, de forma inédita para a pasta, recebeu organizadores de algumas das principais paradas LGBT do Brasil. A conversa foi cheia de sorrisos e compromissos. 

Entretanto, quanto aos atos, o vazio imperou. Não houve oficina de capacitação turística de paradas, apoio financeiro aos eventos e atuação política para o reconhecimento do nome de pessoas trans pelas companhias aéreas, dentre outros pontos. 

Enfim, mais uma oportunidade desperdiçada para o turismo LGBT avançar e contribuir com a economia e a cidadania no Brasil! 

2) Paradas LGBT sem planejamento turístico

parada lgbti curitiba 2017
Foto: Gilbran Mendes (CUT-PR)

Brasil é um dos países que mais realizam paradas LGBT no mundo. De forma geral, é muito difícil para as organizações, nas mãos de entidades ativistas e anticapitalistas (!), captarem recursos para a viabilização do evento ou melhoria na infraestrutura e em atrações artísticas. 

Uma das grandes soluções para esse problema está em aproveitar o potencial turístico regional e até nacional que muitas delas possuem. Algo que tem impacto também no objetivo político, com mais visibilidade e reforço de identidade arco-íris. 

Entretanto, é praticamente impossível apontar uma parada brasileira que dê exemplo de como fazer isso. São enormes potenciais desperdiçados. Exemplos são as paradas do Rio, que sofreu por falta de dinheiro e adiamento, e a de São Paulo, que não tem divulgação publicitária com esse fim. Mudar e profissionalizar é fundamental, até para as marchas continuarem a existir. 

3) Carência de grandes festas, festivais e cruzeiros

pabllo vittar victoria haus

Esse ponto está propositalmente entre o que de ruim houve e o que de bom tivemos. A razão é simples: claro, clubes e labels tais como The Week, San Sebastian, Hell & Heaven, E*Joy, Brave, Love Noronha, Joy Party Brasil, Victoria Haus e Revolution movimentam o turismo gay no Brasil. 

Mas, pelo tamanho do território, pelo potencial de atração internacional que temos, ainda é pouco! Muito pouco! Uma das nações com mais extensão costeira do mundo não ter um cruzeiro gay é outro algo incompreensível! 

Todas as regiões do Brasil possuem força o suficiente para ter eventos que criem um dos maiores circuitos de festas gays do mundo! Um calendário recheado mês a mês.

O País já passou pelo pior da crise econômica. Que 2018 seja aproveitado para alcançarmos um novo horizonte por meio de investimentos, ousadia e pensamentos grandes dos produtores, casas e empresas.

4) Nove anos do Hell & Heaven

hell & heaven

Escolhe-se o festival Hell & Heaven como amostra do quanto a ousadia, a inventidade e o profissionalismo podem elevar o padrão do turismo gay no Brasil. 

Capitaneado de forma modelar por Fernando Scarpi, o evento completou nove anos em 2017 com hospedagem totalmente vendida. Com warm-ups e festa de divulgação nas principais capitais brasileiras e até fora do Brasil, o H&H já faz parte dos sonhos e das melhores experiências de muitos homossexuais. 

O modelo, feito fora das grandes cidades e em resorts, está aí para ser seguido. Faltam tantos eventos dessa qualidade no Brasil que outros nos mesmos moldes nem podem ser vistos como concorrentes. Vão é fortalecer o mercado e dar vazão à economia arco-íris e geral. Além de mostrar o Brasil para o exterior.

5) Sensibilização realizada pela IGLTA

clovis casemiro iglta

O ano foi de atuação sólida da International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) no Brasil. A assinatura desse trabalho tão educativo sobre a força do turismo LGBT é do coordenador da entidade no País, Clovis Casemiro. 

Com quase 40 anos de atuação no setor turístico, Casemiro foi presença constante em palestras e feiras por muitos lugares pelo Brasil e fez ecooar o gigantismo do turismo arco-íris junto a importantes e a também novatos players. Semeador de um Brasil que valorize o turismo LGBT.

6) Compromisso da Accor com a cidadania LGBT

accor lgbt hoteis

Não existe turismo LGBT sem respeito à cidadania LGBT. E bem receber viajantes arco-íris é bem mais que fazer publicidade, é também construir um ambiente inclusivo para seus empregados LGBT. 

Em 2017, a AccorHotels, líder mundial no ramo, aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT, que exige dos participantes atuações diversas para respeito ao segmento tanto interna quanto externamente. 

A cadeia é integrada por marcas tais como Sofitel, Pullman, Novotel, Mercure e Ibis. São com passos como esse que o Brasil vai se qualificar como lugar cidadão e turisticamente forte. E tudo com lindos tons arco-íris. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.