Um dos maiores nomes da literatura brasileira atualmente, o escritor baiano Itamar Vieira Júnior, em momento raro, falou do lado afetivo dele e revelou detalhes da relação gay que vive.
O autor de "Torto Arado", o livro mais revenciado no século no País, contou que sua mudança de Salvador para o Rio de Janeiro, feita há um ano e meio, deveu-se a um fato da vida do amado.
"Eu vivo em um apartamento com meu companheiro. Ele é pai de quatro filhos. Então era mais fácil eu vir para cá. Quatro crianças adotadas", disse ao Estadão em vídeo publicado na quinta 9 de outubro.
Em outro momento da gravação, na qual ele fala muito sobre negritude e influência literária e nada a respeito de sexualidade, Itamar volta a dar luz a outro detalhe da vida a dois.
"Nem fui eu que coloquei eles [dois prêmios Jabuti de literatura] aí [na prateleira e em evidência], foi o meu companheiro. Ele é mais exibido do que eu."
As duas honrarias vieram das vitórias como melhor romance em 2020, por "Torto Arado", e em 2024, por "Salvar o Fogo".
Em 2023, em entrevista ao portal UOL, o jornalista registrou que Itamar vivia com gatos e cachorros em Salvador.
O escritor está nos dias atuais em fase de entrevistas para divulgar a obra que encerra a chamada "Trilogia da Terra". Em 13 de outubro, o público poderá começar a ler "Coração sem Medo".