Morre, aos 64 anos, o ator e diretor Jorge Fernando

Um dos mestres da TV, ele evitava falar sobre sua sexualidade

Publicado em 28/10/2019
Morre no Rio o diretor Jorge Fernando
Fernando assinou direção de grandes sucessos da TV durante quatro décadas

Morreu, no Rio de Janeiro, aos 64 anos, neste domingo 27, o ator e diretor Jorge Fernando.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Ao UOL, o Hospital Copa Star, na Zona Sul da cidade, emitiu nota sobre o falecimento.

"O Hospital Copa Star informa que o paciente Jorge Fernando faleceu na noite deste domingo, após dar entrada no fim da tarde devido a uma parada cardíaca em decorrência de um aneurisma dissecante da aorta completa. Apesar de todos os esforços, não foi possível reverter o quadro. O Hospital se solidariza com a dor dos parentes e amigos."

Em outubro de 2016, Fernando ficou internado por 19 dias para tratar uma inflamação no pâncreas. No ano seguinte, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e passou 20 dias no hospital.

O diretor evitava falar sobre sua sexualidade publicamente. Ao Jornal da Tarde, em 2011, ele driblou as perguntas específicas sobre o assunto.

"Eu não consigo morar com outra pessoa. Eu sou muito doido. De repente, acordo às 3h e quero trabalhar. Sou feliz assim, sozinho", disse.

Quando perguntado se estava namorando, Jorginho (como era chamado no meio artístico), respondeu: "Sim, estou apaixonado. Adoro presentear, adoro ser surpreendido… Mas não faço loucuras. Abro mão de coisas minhas em nome dos outros."

A reportagem, então, pediu que ele se definisse sexualmente."Nunca tive problemas com sexo. Tenho vários amores. Vários e diferentes amores (risos)”. Ao continuar com o assunto, ele não pareceu tão confortável. "Você não vai me perguntar se eu sou veado, né? Acho isso tão babaca. Nunca precisei responder isso", finalizou.

À época, Fernando interpretava um gay que sofria um acidente, perdia a memória e acordava como heterossexual. Era a história da série Macho Man (TV Globo) que ele protagonizou ao lado de Marisa Orth.

Como ator, seu primeiro papel da TV foi no seriado Ciranda, Cirandinha (1978). Fernando apareceu ainda em tramas de sucesso como Pai Herói (1979), Água Viva (1980) e Bebê a Bordo (1988). Depois disso, quase todas as suas atuações na TV foram pequenas participações.

Jorge Fernando ficou célebre mesmo como diretor. Atrás das câmeras, sua empreitada se iniciou com Jogo da Vida (1981), de Silvio de Abreu, autor com quem teve uma parceria de muito sucesso na televisão.

É desta dupla o mega sucesso Guerra dos Sexos (codirigida por Guel Arraes), novela antológica protagonizada por Paulo Autran e Fernanda Montenegro em 1983.

Outros sucessos de Fernando com Silvio foram Cambalacho (1986), Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992) e A Próxima Vítima (1995).

O diretor também teve uma fase na sitcom Sai de Baixo (2000-2001) e outra parceria bem-sucedida, desta vez com o escritor Walcyr Carrasco. Juntos, foram responsáveis por novelas como Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), Caras & Bocas (2009) e Êta Mundo Bom! (2016).

Após o afastamento por três anos para tratar os problemas de saúde, Fernando voltou à direção este ano com a novela Verão 90, assinada por Izabel de Oliveira e Paula Amaral.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.